Lobito - A Associação do Carnaval do Lobito (ACL) está a preparar-se para realizar o "assalto ao carnaval" durante o 111° aniversário do municipio, a ser celebrado no próximo dia 2 de Setembro.
Em declarações à ANGOP, o seu presidente, Domingos Brito, informou que a Associação vai juntar vários grupos carnavalescos num só bloco, para fazerem a demonstração dos cânticos e danças da região, ao ritmo dos mestres do batuque.
Para o efeito, disse contar com o apoio da Administração Municipal do Lobito, no que toca à logística e transporte dos integrantes.
"Contamos também com o apoio da Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL), em termos organizativos, com a finalidade de alavancar o carnaval do Lobito", revelou.
O responsável justificiu que o grande objectivo da ACL para 2025 é fazer melhor do que aquilo que foi feito nos últimos cinco anos.
"Vamos lutar para resgatar a mística da era colonial, onde o carnaval do Lobito era conhecido em várias latitudes do mundo", afirmou com entusiasmo.
Segundo Domingos Brito, a ACL compromete-se em dar alegria ao povo, fazendo com que este participe activamente.
Para isso, prometeu fazer uma ampla campanha de sensibilização, principalmente nas escolas, onde espera passar o testemunho para as próximas gerações.
Movimento cultural e desportivo
A União dos Artistas e Compositores (UNAC) vai aproveitar as festas da cidade, sob o lema: "Lobito, Setembro é nosso", para implementar o Festival Nacional de Cultura e Artes.
Segundo o seu representante municipal, Francisco Rui Martins, neste festival, as disciplinas de Música, Teatro e Dança terão papel de destaque e, independentemente dos filiados, a instituição vai abrir excepção para os que ainda não estão inscritos, de forma a haver maior abrangência.
"Serão dois dias de exibição onde cada artista terá a oportunidade de mostrar o seu potencial e quiçá, abrir portas para elaboração de contratos", afirmou.
De acordo com o programa das festas, também estão contempladas actididades desportivas, como futebol, futsal, voleibol, bem com a travessia da baía, tida, ao longo dos anos, como a mais atraente das festas da cidade dos Flamingos.
Actividades sociais, tais como doação de sangue, apoio ao Lar de Idosos, feira do jardim do livro e doação de kits no âmbito do combate à pobreza., também estão inseridas nos 111 anos da também conhecida por cidade ferroportuária do Lobito.
O municipio do Lobito tem uma extensão geográfica de dois mil e cem quilómetros quadrados e conta com duas comunas, nomeadamente Canjala e Egito Praia.
A sua população é estimada em cerca de 500 mil habitantes, segundo fontes da Administração local. TC/CRB