Ndalatando - Quatro dos cinco feridos do acidente de viação, ocorrido na terça-feira (12), no Morro do Binda, município do Cazengo, apresentam um quadro clínico favorável e estão fora de perigo, constatou a ANGOP no local.
Os pacientes foram evacuados do Hospital Provincial, onde receberam os primeiros socorros, para o Geral do Cuanza-Norte, com lesões graves e outras complicações.
De acordo com o corpo clínico da unidade sanitária, um dos pacientes ainda carece de atenção especial.
O acidente, que ocorreu na tarde de terça-feira provocou 45 feridos e cinco vítimas mortais, cujos funerais estão previstos para sábado (16), no município de Cambambe.
A maior dos feridos teve alta no mesmo dia do acidente. Também grande parte dos feridos que permaneceu no Hospital Provincial já foi para casa.
Entretanto, entre os sinistrados não havia crianças, como fazem crer alguns indivíduos nas redes sociais.
Quinta-feira, o governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, visitou as duas unidades de saúde para constatar a situação clínica e solidarizar-se com os feridos que lá se encontram.
Na altura, o dirigente reiterou a necessidade de respeitos às normas de trânsito e à vida humana e apelou aos automobilistas maior prudência e responsabilidade, no sentido de evitar situações do género.
O governador João Diogo Gaspar, acompanhado do administrador municipal de Cambambe, António Victorino Uática, visitou igualmente às famílias enlutadas em decorrência do acidente, para expressar solidariedade.
O acidente de viação que envolveu um autocarro de marca Wolkswagen modelo Marco Polo de cor branca com a matrícula LD-40-78-HN, que circulava no sentido descendente, no troço Ndalatando/Dondo na EN 321, causou cinco mortos e 45 feridos.
Entre as vítimas mortais, consta o soba grande da comuna de Ndange-Ya-Menha AntónioTandala e quatro jovens.
De acordo com uma nota do Gabinete de Comunicação Social do Cuanza- Norte, as exéquias fúnebres dos quatro jovens acontecem, no cemitério do Alto Dondo, com o apoio do Governo da Província e da Administração Municipal. EFM/IMA/YD