Saurimo- Duzentos e doze apartamentos do tipo T3, que compreendem a primeira fase da centralidade de Saurimo, província da Lunda-Sul, estão concluidos e prontos a serem habitados, assegurou esta quarta-feira, o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Dos Santos.
Em declarações à imprensa , no final da visita efectuada ao referido projecto habitacional, cujas obras tiveram início em 207, o ministro fez saber que estão a ser criadas as condições para que a centralidade seja entregue nos próximos dias.
Disse que hoje foram realizados testes ligados ao fornecimento de energia e água, com vista a garantir serviços de qualidade aos futuros inquilinos.
O Sistema de Tratamento de Água que abastece a Centralidade, tem um reservatório com a capacidade de 900 metros cúbicos.
Por outro lado, revelou que o Governo está a trabalhar na criação de condições para em breve, fazer o lançamento da construção da segunda fase da Centralidade de Saurimo, que prevê 1.400 fogos habitacionais.
Reiterou o compromisso do Governo em continuar a trabalhar na melhoria do acesso à habitação.
Para além da centralidade, o Executivo angolano construiu centenas de casas nos bairros da Juventude e Muangueji, que beneficiaram jovens e pensionistas da Caixa Social das Forças Armadas Angolanas (FAA), no município de Saurimo.
Ainda em Saurimo, foram implementado dois projectos habitacionais, de iniciativa privada, que têm contribuído no aumento da oferta. MG/HD