Gambos- Trezentas crianças de diferentes estratos sociais, do município dos Gambos, província da Huíla, beneficiaram, nesta segunda-feira, de um almoço solidário e diversos brindes, no âmbito da quadra festiva, uma iniciativa promovida por fazendeiros locais.
Trata-se das fazendas Katukembwa e ACJ, na Tunda dos Gambos, que brindaram as crianças com um almoço, brinquedos, música, dança, evento inserido ainda no quadro da responsabilidade social dos empresários, que proporcionar às crianças vulneráveis um ambiente festivo no período natalício.
Ao falar do evento, uma das promotoras, Luísa Tyipinge, ressaltou estarem na quinta edição do evento promovido pelas duas fazendas, que beneficia crianças de vivem em arredores das duas fazendas e também de outros pontos do município.
“Quando é feito de coração e entrega, nada é impossível. A tendência é alargar o evento para outras localidades, não só na Tunda dos Gambos, mas para outros municípios da Huíla e vamos pensar em deixar de organizar o evento só quando chegar o Natal, porque a solidariedade deve existir a cada momento que podemos ajudar o proximo”, reforçou.
Já Marcelino Tyipinge defendeu que as fazendas devem estar inseridas no seio da comunidade, e com isso realizar acções que ajudem a crescer as populações circunvizinhas.
Destacou estar em curso a construção de uma escola na localidade, a fim de inserir as crianças no sistema de ensino para se formar e desenvolver uma profissão posteriormente.
Por sua vez, o administrador municipal dos Gambos, Francisco Barros Leonardo, afirmou que a solidariedade social das fazendas e empresas correspondem para aquilo que tem sido os interesses e vontade da Administração Local do Estado
Informou que a nível da administração dos Gambos já realizaram sete natais solidários, beneficiando mais de mil crianças, sobretudo menores em situação de vulnerabilidade, com o apoio do Governo da Huíla e empresas locais.
Apelou a outros fazendeiros ou empresários de outros ramos de actividade a seguirem o mesmo exemplo, de forma a mitigar as dificuldades das populações que tanto precisam desses “mimos” nesta altura da quadra festiva.
O município dos Gambos dista a 150 quilómetros a Sul do Lubango. Tem uma população estimada em 107 mil e 600 habitantes, distribuídos nas suas duas comunas, Chiange (sede) e Chibemba. Na sua maioria, a população dedica-se a actividades ligadas à extracção de granito e à agropecuária de auto subsistência e pastorícia. EM/PLB