Benguela - Uma feira multissectorial foi aberta este sábado, na cidade de Benguela, no âmbito das comemorações do 30 anos de existência do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), soube a ANGOP.
A exposição, com duração de dois dias (14 a 15), tem como lema "FAS 30 anos construindo caminhos do desenvolvimento local" e conta com serviços de saúde, agricultura, justiça, cultura e desporto.
Segundo a directora provincial do FAS - Instituto de desenvolvimento local, Jasmim Ndatimana, o objectivo da feira é criar um espaço de interacção, busca de soluções e intercâmbio de serviços.
Explicou que o FAS, desde a sua fundação ( 28 de Outubro de 1994) actua no campo do desenvolvimento comunitário, com a implementação de programas que permitem aliviar situações de vulnerabilidade e pobreza.
"Cada stand aqui montado, representa não só um produto, um serviço, mas uma história de trabalho árduo e paixão (...), reafirmando o nosso compromisso com as comunidades vulneráveis ", enfatizou.
Fez saber que estão previstas actividades sobre sobre o fórum produtivo, das artes, desporto, nomeadamente a massificação do xadrez nas comunidades.
Adiantou que, ao longo do presente ano, no quadro das comemorações do 30° aniversário do FAS, várias actividades têm sido realizadas, cuja relevância leva a concluir que contribuem bastante para dinamização das comunidades em vários aspectos.
"A promoção do desporto e cultura, o emponderamento das famílias, promoção do gosto pela ciência e a premiação do mérito com actividades como as olimpíadas de Matemática, têm tido grande impacto nas nossas comunidades", afirmou.
Fez saber que a realização feira só é possível graças ao engajamento da Administração Municipal de Benguela junto das delegações municipais da Saúde, Agricultura, Cultura, Justiça, bem como de organizações não governamentais e empresas privadas.
Já o administrador-adjunto de Benguela para área Técnica, Joaquim Luciano, felicitou o FAS pelos 30 anos de existência e reiterou o apoio incondicional do Governo local.
O responsável destacou que, ao longo dos seus 30 anos, o FAS destacou-se na construção de infra-estruturas escolares, hospitalares e no projecto Kwenda, que tem estado a mudar a vida de muitas famílias nas várias comunidades da província de Benguela.
A coordenadora da ADRA antena Benguela, Lúcia Pombo, disse que a sua instituição está presente na feira expondo material de visibilidade da instituição, com vários dísticos e imagens sobre os encontros das comunidades, assim como bens produzidos nas comunidades, como o milho, feijão e cebola. CRB