Cuvelai – Cinquenta e quatro milhões, 407 mil kwanzas é o valor investido pelo Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), para reabilitação e ampliação do Centro de Acção Social Integrado (CASI), do município do Cuvelai, província do Cunene.
O projecto, lançado esta sexta-feira, será executado em três meses, pela empresa “Kaulikalelwa LDA”, visando a prestação de serviços do Kwenda nas componentes de transferências monetárias, inclusão produtiva, municipalização da Acção Social e do Fortalecimento do Cadastro Único.
Trata-se do antigo edifício do Gabinete Municipal dos Registos e Modernização Administrativa, que será ampliado de dois para quatro gabinetes, uma sala da família, outra de reuniões, um zango comunitário e três wc.
No acto de lançamento da obra, o administrador municipal do Cuvelai, Germano Nambalo, precisou que a reabilitação e ampliação do empreendimento vai melhorar a prestação dos serviços junto das comunidades rurais.
O responsável destacou a iniciativa do FAS, na medida que vai aproximar os serviços essenciais aos cidadãos, como aquisição do registo de nascimento, Bilhete de Identidade e intermediação de conflitos.
Por seu turno, o chefe do FAS no Cunene, Eduardo Silunda, informou contarem actualmente com três CASIS em pleno funcionamento nos municípios do Curoca, Namacunde e Ombadja.
Lembrou estar em curso, desde Dezembro de 2024, as obras de reabilitação do Centro de Acção Social Integrado (CASI), do município da Cahama, que terá os mesmos serviços.
Com 57 mil e 398 habitantes, o município do Cuvelai está dividido administrativamente pelas comunas do Cubati, Mukolongodjo, Mupa e Calonga.PEM/LHE/SEC