Samba-Cajú - O governador do Cuanza Norte, João Diogo Gaspar, considerou hoje que o Programa de Apoio Social às Famílias em Situação de Pobreza e de Vulnerabilidade (Kwenda), está a trazer melhorias das condições de vida dos beneficiários, na província.
Realçou que à semelhança de outros pontos do país, com as transferências sociais monetárias no âmbito do Kwenda, no Cuanza Norte, as famílias das comunidades rurais, vêm investindo nos vários sectores, em prol do seu desenvolvimento sustentável e da inclusão social.
O governante fez esse pronunciamento no acto de início das transferências sociais monetárias dos seis mil e 48 agregados a beneficiar do Kwenda, no município do Samba-Cajú.
O programa, continuou, constitui uma aposta do Governo no apoio ao sector produtivo das famílias carenciadas, cujos resultados impactam directamente na vida dos beneficiários.
Por sua vez, o director do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), Lourenço Matias, indicou que, das seis mil e 48 famílias previstas, 489 dos bairros Cazombo, Huia e Caputo, afectos ao sector do Quidiulo, foram já contempladas com 66 mil kwanzas cada, ainda hoje.
Já a administradora municipal de Samba-Cajú, Maria Mafuta, considerou a extensão do projecto à circunscrição como uma oportunidade de elevação da qualidade de vida dos munícipes.
Instou os beneficiários a investir os valores em actividades geradoras de renda, como forma de mitigar as dificuldades que enfrentam.
Por seu turno, as beneficiárias Branca João e Balbina Bangula de 68 e 59 anos, respectivamente, enalteceram a iniciativa, realçando que vão aplicar os fundos em pequenos negócios e na compra de sementes para a actividade agrícola.
O ancião Gaspar João, de 70 anos de idade, disse que vai investir o dinheiro que recebeu na aquisição de bens domésticos e na actividade do campo.
Com uma extensão territorial de 2 mil e 485 quilómetros quadrados, o município do Samba-Cajú, situa-se a 102 quilómetros de Ndalatando (capital do Cuanza Norte) e tem duas comunas (a Sede e Samba-Lucala), e uma população maioritariamente camponesa estimada em mais de 25 mil habitantes. LJ/IMA/NC