Lobito - O Fundo de Apoio Social (FAS) cadastrou até ao momento, no âmbito do Kwenda, cerca de quatro milhões de pessoas com diferentes categorias de vulnerabilidade em 89 municípios do país, soube a ANGOP, esta terca-feira.
Essa informação foi avançada pelo director do FAS, Belarmino Jelembi, durante a apresentação dos dados do Sistema Integrado de Informação da Protecção Social e do enquadramento do Programa Kwenda, na cidade de Benguela.
O Kwenda é um programa de iniciativa governamental que visa apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade.
Segundo Belarmino Jelembi, estas famílias foram identificadas num processo de expansão do programa e tendo em conta as características desta operação, com acessos difíceis e infra-estruturas com bastante limitações.
O director referiu que, para se realizar o processo de cadastramento, pagamento e o sistema de gestão de reclamações, foi necessário andar de casa em casa.
"O nosso formulário tem mais de cem indicadores, por isso é demorado e as autoridades precisam desta informação para tomar decisões", explicou.
O responsável fez questão de referir-se sobre alguns constrangimentos encontrados durante o processo, tais como individuos que tentam usufruir benefícios sem cumprir os trâmites legais.
"Há um perfil determinado para se ser integrado no programa, seja de transferência monetária ou produtiva", esclareceu.
Para frustrar estas infracções, o director disse que a instituição tem contado com os Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS), na identificação deste tipo de tentativas.
Em representação do governador Luís Nunes, a vice para área Política, Económica e Social, Lídia Amaro, afirmou que o referido evento é de grande importância, pois, se consubstancia na preparação dos gestores para operacionalização de diferentes programas de apoio às familias.
Lembrou que, governar é essencialmente comunicar, prever, planificar, obedecendo a um cronograma ideológico de diagnóstico, definição de estratégias, elaboração de planos de acção, orçamentação, execução, sem descurar situações imprevisíveis que contrariam a obtenção de resultados.
"A apresentação do Sistema Integrado de Informação da Protecção Social, com o reforço do cadastro social único que resulta do processo de cadastramento do Kwenda, constitui para nós um momento ímpar de aprendizagem para aprimorar os mecanismos de implementação, monitorização e fiscalização", disse.
Lídia Amaro llembroutambém sobre os benefícios no âmbito do Plano Integrado de Combate à Pobreza, nomeadamente no mapeamento da entrega dos kits profissionais, o que promove o fomento do auto-emprego, bem como na identificação de áreas prioritárias para a construção das infra-estruturas do investimento económico sob iniciativa pública e privada.
O programa Kwanda teve início em 2020, de forma experimental, em cinco municípios, nomeadamente N'Zeto, Cambundi Catembo, Cuito Cuanavale, Cacula e Ombandja. TC/CRB