Mucusso – Quatrocentas e vinte famílias da comuna do Mucusso, no município do Dirico, província do Cuando Cubango, beneficiam, esta quarta-feira, de transferência monetárias, no âmbito do Kwenda.
Cada agregado familiar recebeu quatro recorrências do Kwenda, num valor total de 132 mil kwanzas.
Na ocasião, o chefe de Departamento do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS) no Cuando Cubango, Zeferino Cavalo, encorajou as famílias a primarem por uma gestão parcimoniosa das Transferências Sociais Monetárias.
O gestor avançou que, a partir da primeira quinzena do mês de Janeiro, darão início a formação oficial de 30 Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADCOS), num período de 21 dias.
Os ADECOS serão formados, segundo o gestor, para ajudar as populações a melhorar a produção nas mais variadas vertentes, com vista a diversificar a renda familiar, bem como primarem por hábitos de higienização e construção de latrinas para a saúde comunitária.
Para o município do Dirico, o Kwenda vai abranger um universo de dois mil 909 agregados familiares, que vão absorver um montante total de mais de 380 milhões de kwanzas, tendo já passado, para além das sedes comunais do Dirico e Mucusso, nas localidades do Shamutue, Chiquequete, Nduncha, Cavango, Cachivi, Mbandua, Calonga, Wandumbi, Temuangue, Tchova, Temuaqui e Catunda.
O município do Dirico, localizado a mais de 700 quilómetros a sudeste de Menongue, capital do Cuando Cubango, conta com uma população estimada em mais de 15 mil habitantes, segundo dados do Censo Geral da População e Habitação de 2014.
De forma geral, a província do Cuando Cubango conta com três municípios já cadastrados e beneficiados dos quais 12 mil 919 no Cuito Cuanavale, seis mil 599 no município do Cuchi e três mil 782 no município do Rivungo, totalizando 23 mil 293 Agregados Familiares.
De iniciativa do governo de Angola, o programa tem como objectivo apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade e auxiliar o Estado na estratégia de combate à pobreza. MSM/FF/PLB