Lubango – As províncias do Huambo, Bié, Benguela, Luanda, Cuanza Sul, Cunene, Namibe e Huíla terão o financiamento de execução do Kwenda reforçado, sobretudo para a componente da Inclusão Produtiva, soube a ANGOP, no Lubango.
O reforço do financiamento, cujo montante não foi revelado, servirá para incrementar a implementação de 10 projectos da componente de Inclusão Produtiva, virados à agricultura, para aumentar os níveis de produção e melhoramento da agricultura familiar.
Em declarações hoje, segunda-feira, à ANGOP, o coordenador regional para a Inclusão Produtiva do FAS, Custódio Satiaca, afirmou que o processo em causa está a ser desenvolvido desde o princípio deste mês, mediante um diagnóstico feito por uma equipa Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS).
A execução deste reforço, segundo a fonte, está em fase de diagnóstico e levantamento do grupo-alvo, quer na condição de individuais ou cooperativas nestas províncias, uma medida tida de necessária para obter os resultados desejados.
Lembrou que essas províncias já beneficiam do Programa de Inclusão Produtiva, mas dado o grau de pessoas vulneráveis, há uma necessidade de reforço neste sentido.
Reafirmou o compromisso do Governo, junto dos parceiros, em continuar a apoiar o a Componente de Inclusão Produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade, como via para a empregabilidade e o empreendedorismo.
Referiu como sendo uma tarefa alinhada ao Programa das Transferências Sociais Monetárias, que consistem na atribuição de uma renda às famílias, incluí-las em actividades geradoras de rendimento e aproximar a população aos serviços sociais. JT/MS