Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

FAS desembolsa Kz 35 milhões para financiar caixas comunitárias no Uíge

     Sociedade              
  • Uige • Terça, 18 Fevereiro de 2025 | 08h36
Programa de inclusão produtiva do Kwenda
Programa de inclusão produtiva do Kwenda
Dr

Uíge - O Instituto de Desenvolvimento Local (FAS) começou a desembolsar, esta segunda-feira, na província do Uíge, 35 milhões de kwanzas, para financiar cinco caixas comunitárias, no âmbito da expansão do Programa de Fortalecimento de Protecção Social “Kwenda”.

Trata-se das caixas comunitárias das cooperativas agrícolas das aldeias Lutanda, Makoko, Quinzala Velho, Mbanza Luanda II e 4 de Fevereiro, dos municípios do Mucaba e Songo.

A caixa comunitária é um fundo gerido por uma cooperativa de serviço ou por uma associação de agricultores, que visa apoiar os seus membros a realizarem actividades produtivas ou negócios de interesses da comunidade, com base em princípios com características semelhantes a dos micro-créditos. 


 
De acordo com o director provincial do FAS no Uíge, Nanizaiawo Capitão, inicialmente, o programa abrange os municípios do Mucaba e Songo, prevendo desembolsar sete milhões de Kwanzas para cada cooperativa.
 
Na aldeia Lutanda, o primeiro financiamento foi entregue à cooperativa  Bana Mbuenge, composta por 120 agricultores, dos quais, 56 projectos já foram aprovados e começaram a receber os devidos financiamentos.
 
Explicou que, inicialmente, foi criada a caixa comunitária e hoje "começamos com o processo de financiamento dos projectos aprovados".
 
Acrescentou que os beneficiários participaram de uma formação sobre empreendedorismo, criação e gestão de pequenos negócios.

Após a formação, a cooperativa seleccionou 56 projectos dos 116 apresentados", afirmou o director do FAS, Nanizaiawo Capitão.  

Bebeficiários enaltecem a iniciativa 

Justeza Simão, que recebeu 300 mil kwanzas, disse que vai investir no seu negócio do campo, tendo garantido que, depois de seis meses, fará o reembolso do valor com acréscimo de 10%.
 
"Estou muito contente e dou muita coragem às mamãs para trabalharmos e conseguirmos devolver este valor. Recebi 300 mil e vou vender abacate, batata,  feijão,  ginguba e vou aplicar a outra parte na minha lavra", disse.
 
Já o senhor  Sebastião Miguel, de 35 anos de idade, que recebeu 100 mil kwanzas, disse que vai aumentar a produção de produtos diversos (agricultura), bem como ajudar a caixa comunitária a crescer. 
 
A camponesa Aida Benjamim  não escondeu a sua satisfação ao receber 100 mil kwanzas, deixando a garantia de aumentar a produção de feijão, milho e amendoim. 
 
O acto público foi testemunhado pelo administrador municipal de Mucaba, Carlos Alberto David, que apelou aos beneficiários a investirem de forma racional o valor para que a Caixa Comunitária se mantenha viva e que ajude outros membros da cooperativa a receberem crédito. 
 
O projecto de inclusão produtiva prevê financiar cooperativas agrícolas, compostas por 120 membros, com 5 caixas comunitárias avaliadas em 7 milhões de Kwanzas a ser reembolsado com o acréscimo de 10%, num intervalo de 4 a 6 meses, dependendo do tipo de investimento ou negócio a ser desenvolvido pelo beneficiário. 
 
Depois do município do Mucaba, o Instituto de Desenvolvimento dará seguimento, esta terça-feira, o financiamento a cooperativas agrícolas do município do Songo. JAR





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Bié: A “menina dos olhos” dos países da SADC

 Domingo, 23 Fevereiro de 2025 | 18h45

Caála vence Sporting de Benguela

 Domingo, 23 Fevereiro de 2025 | 18h07

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+