Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

FAS desafia académicos a investigar questões que afectam grupos vulneráveis

     Sociedade              
  • Huíla • Quinta, 30 Janeiro de 2025 | 09h35
Chefe de Departamento provincial do FAS, Frederico Sanumbutue
Chefe de Departamento provincial do FAS, Frederico Sanumbutue
Morais Silva - ANGOP

Lubango - O director do Instituto de Desenvolvimento Local, FAS, NA Huíla, Frederico Sanumbutue, desafiou hoje, quinta-feira, no Lubango, a comunidade académica da província, a investigar temas vocacionados às questões sociais que afectam as famílias, grupos e comunidades vulneráveis.

O desafio foi lançado no quadro do Programa de Apoio à Investigação Científica e Pesquisa, que  visa contribuir para a dinamização desse segmento quando direccionado às questões sociais que afectam as famílias, grupos e comunidades vulneráveis, promovendo assim impacto social, económico e cultural sobre os mesmos, no país.

As inscrições  para o processo selectivo  estão abertas desde o dia  20 de Janeiro e vão até o dia sete de Fevereiro do ano em curso, para todos os estudantes que pretendam ou estejam a realizar as suas pesquisas de Mestrado e de Doutoramento.

Docentes e Investigadores interessados, com grau de Mestres ou  Doutores também podem aderir, desde que sejam cidadãos nacionais.

Em declarações à ANGOP,  Frederico Sanumbutue, realçou que a  participação de vários actores no processo reflexivo e investigativo constitui uma estratégia fundamental para o FAS aproximar a academia às comunidade.

Segundo o responsável, é  pretensão do FAS apoiar essas iniciativas através do apoio monetário, para a recolha de informação de campo, com vista à promoção da investigação em geral e da investigação social, em particular, privilegiando os aspectos ligados ao desenvolvimento local e à política social.

Destacou que para o sucesso desta empreitada, a instituição vai criar condições logísticas para o acesso aos campos de investigação, nas comunidades sob intervenção do FAS, atribuir apoio pecuniário aos investigadores a serem seleccionados para minimizar custos com a recolha de informação.

Vai, igualmente, mediar a interacção entre estudantes, docentes e investigadores com as administrações locais, autoridades tradicionais e com as comunidades locais, apoiar a sistematização, impressão e publicação do relatório final da Investigação, organizar e publicar o resultado do estudo nas páginas oficiais do FAS, junto de comunidades académicas, administrações locais e outros interessados.

Frederico Sanumbutue  referiu tratar-se do segundo processo selectivo,  para o Programa de Apoio à Investigação Científica, cuja quota será de 35 trabalhos e a investigação deve ser  realizada apenas, a  nível dos municípios de intervenção do FAS-IDL,  durante seis meses.

Detalhou que  no primeiro edital,  a proposta foi de dez projectos de investigação, mas devido a uma grande manifestação de interesse de estudantes e docentes, a instituição decidiu alargar o número de beneficiários ao apoio e, fruto desta decisão, dos 71 candidatos iniciais, 17 foram apurados.

Explicou que com a  abertura deste segundo Edital, pretende-se, reiterar o compromisso com a promoção da investigação em geral, e da Investigação Social em particular, privilegiando os aspectos ligados ao Desenvolvimento Local e a Protecção Social.

O FAS - Instituto de Desenvolvimento Local (IDL), é uma pessoa colectiva de direito público, dotada de personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial, criada para auxiliar, proteger e contribuir na promoção de condições de desenvolvimento sustentável e participativo das populações mais pobres e/ou em situação de vulnerabilidade, através de Programas de combate à pobreza e estabilização económica, nos termos dos artigos 1º e 2º do Decreto Presidencial n.º  317/20 de 17 de Dezembro.

No quadro da sua intervenção, implementa o Programa Kwenda, o Programa Nacional de Estágios Comunitários, Programa de Diálogo com as Universidades, o Programa de Desporto na Comunidade (modalidade de Xadrez), o Programa de Cinema na Comunidade e mais recentemente, o Programa de Apoio à Investigação Científica. BP/MS





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+