Icolo e Bengo - Pelo menos 48 novos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitários (ADECOS) terminaram, hoje, sexta-feira, na vila de Catete, Icolo e Bengo, de uma formação técnica, promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Local (FAS).
A formação, que teve a duração de 21 dias, procurou transmitir conhecimentos teóricos e práticos sobre diferentes temáticas, nomeadamente desenvolvimento comunitário, saúde, educação, empreendedorismo e políticas sociais.
No acto de encerramento, a coordenadora de formação do FAS em Luanda, Maria Lutonadio , disse que estes agentes vão juntar-se aos actuais 72 adecos locais.
Eleitos pelas comunidades onde residem, tendo como critérios a idoneidade, competências e prestígio social, os adecos têm a missão de fazerem visitas domiciliares às famílias, com vista a saberem o seu estado de saúde e intermediar em questões diversas a nível da comunidade.
Além disto, Maria Lutonadio sublinhou que os agentes comunitários são o elo entre o Governo e as comunidades, permitindo maior interacção na resolução dos problemas que afectam a população.
Com estes recém formados, o município do Icolo e Bengo passa a contar com 120 Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitários.
O FAS focaliza a sua actuação na demanda da comunidade, dirigindo as suas actividades ao investimento social nas áreas de educação, água e saneamento, saúde, infra-estruturas económicas e ambientais. A sua intervenção regista-se nas 18 províncias de Angola, através de escritórios províncias e antenas. CLAU/SEC