Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

FAS capacita ADECOS em edição de vídeo e fotografia no Uíge

    Angop logo
     Sociedade              
  • Uige • Segunda, 17 Março de 2025 | 15h08
Director do FAS no Uíge, Nanizaiawo Capitão  
Director do FAS no Uíge, Nanizaiawo Capitão  
Dr

Uíge - Trinta e sete Agentes Comunitários de Desenvolvimento (ADECOS) de nove províncias do país iniciaram esta segunda-feira, na cidade do Uíge, uma formação sobre edição de vídeo e fotografia, a fim melhorar a produção de histórias de sucesso de várias famílias e das comunidades.

Da iniciativa  do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), a formação destina-se aos ADECOS das províncias de Cabinda, Bengo, Luanda, Moxico, Lunda-Norte, Lunda Sul, Zaire, Malange e Cuanza-Norte.

Com a duração de 5 dias, a acção está a ser administrada pelos técnicos do FAS, visando instruir os jovens a adicionar trilha sonora, texto, animação de texto, aumentar a velocidade do vídeo, dividir a tela, planos de cortes, criar legenda automática, trocar o  fundo de um vídeo entre outros arranjos.

O projecto de formação em edição de vídeo e fotografia teve início em 2024, tendo já decorrido nas províncias da Huíla , Cuanza-Sul, Bié e Zaire. 

Na abertura da formação, o administrador municipal do Uíge, José Raimundo Teca, considerou importante a iniciativa, tendo considerado a comunicação como uma ferramenta importante para o trabalho.

Por essa razão, apelou aos participantes a aproveitarem ao máximo a formação, visando efectuar um bom trabalho nas comunidades.

Por sua vez, o director do Instituto de Desenvolvimento Local, Nanizayawo Capitão, informou que a formação  se enquadra no âmbito da sistematização do trabalho da instituição, que implica edição das imagens e recolha de informações dos últimos 4 anos.

Deste modo, considerou importante a formação, uma vez que acontece num momento em que se prepara para o arranque do Kwenda 2, cujo foco estará no aumento dos investimentos, para o desenvolvimento da primeira infância, reforço da capacidade de resistência das famílias e outras acções.

Essas acções vão merecer maior divulgação dos repórteres comunitários.

Por outro lado, o responsável sublinhou que o FAS, para além da implementação do programa Kwenda e outras iniciativas de combate à pobreza, desenvolvimento local e protecção social, realiza acções de formação de xadrez, nos municípios do Songo.

Devido ao interesse de várias crianças na formação de xadrez, o responsável disse que vão expandir essa experiência nos municípios de Mucaba, Cangola e Damba. EPP/JAR





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+