Cuango – As 25 mil e 220 famílias vulneráveis do município do Cuango, na Lunda Norte, seleccionadas pelo Programa de Fortalecimento da Protecção Social “Kwenda”, já beneficiam das quatro transferências monetárias.
A informação foi prestada hoje, segunda-feira, pelo director do Instituto de Desenvolvimento Local -FAS , João Nascimento, sublinhando que para o pagamento das prestações , estão disponíveis mil milhões de Kwanzas.
Esclareceu que o grupo de famílias que esteve ausente na primeira fase vai receber 165 mil Kwanzas correspondentes a cinco prestações.
“Aquelas que receberam o primeiro pagamento e não compareceram para o segundo e o terceiro, vão receber 132 mil Kwanzas e aquelas que receberam as três, estão a receber 66 mil Kwanzas”, frisou.
Disse que o pagamento vai demorar 45 dias e beneficiará famílias vulneráveis de 145 aldeias das comunas do Cuango (sede), Loremo, e Cafunfu.
Na província da Lunda-Norte estão cadastrados mais de 100 mil famílias vulneráveis, dos quais mais de 60 mil famílias dos municípios do Cuango, Cambulo, Caungula e Lóvua já beneficiaram das transferências monetárias.
O Kwenda é um programa do Governo de Angola, que visa apoiar famílias em situação de pobreza ou vulnerabilidade. Avaliado em 420 milhões de dólares, é financiado em 320 milhões pelo Banco Mundial e 100 milhões provenientes do Tesouro Nacional.
O programa comporta ainda a componente de inclusão produtiva, que visa apoiar as iniciativas económicas das famílias residentes nos municípios alvo do projecto. HD