Londuimbali – Quinze das 100 famílias sinistradas pela chuva, no município do Londuimbali, província do Huambo, receberam hoje materiais de construção e bens de primeira necessidade, para atenuar as dificuldades que enfrentam.
Trata-se de agregados familiares da sede comunal da Galanga, a 35 quilómetros, ao Norte da vila municipal do Londuimbali, que se encontram ao relento, depois da destruição total ou parcial das suas residências, em consequência das chuvas acompanhadas de rajadas de vento.
Cada família recebeu 10 a 15 chapas de zinco, barrotes e uma dotação alimentar, num gesto da Administração do município do Londuimbali, do bem-estar dos sinistrados pela chuva, que, apesar de não causar vítimas humanas (mortos e feridos) deixou várias pessoas ao relento.
Em declarações à ANGOP, o administrador do município do Londuimbali, Marco Blasco Cachassile, disse tratar-se de uma acção que será extensiva para outras famílias que perderam outros bens.
Nesta altura, disse, a administração e seus parceiros sociais estão a trabalhar na criação de condições para apoiar outros sinistrados, com foco na missão do governo voltada para proteger população em qualquer circunstância de calamidades.
Apelou à sociedade a continuar apoiar os afectados com tudo que for possível, para a garantia do bem-estar comum.
Os beneficiários agradeceram o gesto da Administração do Londuimbali, com votos de que outros sectores da sociedade sigam o exemplo.
O município de Londuimbali, um dos 11 que compõem a província do Huambo, conta com uma população estimada em mais de 181 mil habitantes, maioritariamente camponesa, sendo que é potencialmente agrícola e turística. JSV/ALH