Dirico - Dezasseis agregados familiares da localidade do Mbandua, a 51 quilómetros do município do Dirico, receberam, neste domingo, a quantia de 132 mil kwanzas cada, no prosseguimento das Transferências Sociais Monetárias (Kwenda).
Ao fazer o rescaldo da actividade, o chefe dos serviços do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS) no Cuando Cubango, Zeferino Cavalo, explicou que estavam cadastrados 21 chefes de famílias, dos quais cinco terão se deslocado para as aldeias circunvizinhas onde também vai decorrer o mesmo processo.
Por isso, assegurou que todos os membros cadastrados serão abrangidos, independentemente dos locais em que forem encontrados, lembrando que, para o município do Dirico, estão previstos dois mil 909 agregados familiares, que vão absorver um montante total de mais de 380 milhões de kwanzas.
Na ocasião, o responsável afirmou que a entrega dos valores é uma iniciativa do governo tendente a emponderar as famílias e melhorar a sua condição de vida, bem como abrir precedentes para a criação de novas fontes geradoras de rendas e receitas para as famílias.
Afirmou que a comunidade Khoisan tem primado pelo nomadismo, todavia, acredita que, com a entrega dos valores e o encorajamento para a implementação da fruticultura, poderá deixar de depender exclusivamente de frutos silvestres e adaptar outras culturas para a melhoria da sua dieta alimentar e se manter fixa numa determinada localidade.
Daí ter instado aos beneficiários para desenvolverem a plantação de abacateiros, mangueiras, limoeiros, laranjeiras e outras espécies de frutos, bem como apostarem na prática do cultivo de cereais e hortícolas para produzirem alimentos para a sua sobrevivência.
Beneficiários do Kwenda valorizam iniciativa
Na ocasião, Mariana Cassova, uma das beneficiárias, enalteceu a iniciativa do governo, que culminou com a entrega de dinheiro aos cidadãos em condição de vulnerabilidade, tendo revelado que com o valor recebido vai comprar roupas e utensílios domésticos.
Hernani Beni, outro beneficiário, afirmou que com o dinheiro recebido vai comprar sementes para iniciar a produção agrícola, bem como galinhas e cabritos para a criação.
Jamba Maria, outra cidadã beneficiária daquela comunidade, disse que antes de se beneficiar dos valores monetários do Kwenda dependia totalmente de frutos silvestres e raízes para a sua alimentação e dos seus três filhos.
Esta realidade, segundo afirmou, será totalmente diferente, pois, com os valores recebidos vai melhorar a dieta alimentar e abrir um negócio para manter a sustentabilidade familiar.
O município do Dirico, localizado a mais de 700 quilómetros a sudeste de Menongue, capital do Cuando Cubango, conta com uma população estimada em mais de 15 mil habitantes, segundo dados do Censo Geral da População e Habitação de 2014.
Sobre o Programa
O Programa de Transferências Sociais Monetárias (Kwenda) é uma das componentes do Programa de Fortalecimento do Sistema de Protecção Social que conta igualmente com a componente de inclusão produtiva, a municipalização da acção social, bem como o cadastro social único.
No âmbito das Transferências Sociais Monetárias, a província do Cuando Cubango conta com três municípios já cadastrados e beneficiados dos quais 12 mil 919 no Cuito Cuanavale, seis mil 599 no município do Cuchi e três mil 782 no município do Rivungo, totalizando 23 mil 293 Agregados Familiares.
De iniciativa do governo de Angola, o programa tem como objectivo apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade e auxiliar o Estado na estratégia de combate à pobreza. MSM/FF/PLB