Dondo- Seis mil e 500 fogareiros melhorados de menor consumo de biocombustíveis (lenha e carvão) serão distribuídos este ano, as famílias que vivem em comunidades rurais no município de Cambambe (Cuanza Norte), no âmbito do projecto ecológico que visa reduzir a emissão de gases sobre efeito estufa.
Desenvolvido em Angola, o fogareiro melhorado que tem a duração de três anos, é um dispositivo alimentado por biomassas lenhosas (lenha e carvão), menos emissor de gases sobre efeito estufa, em comparação com métodos tradicionais de cozinha.
O projecto, financiado pela ENI Natural Energies, está a cargo dos Centros de Formação Profissional da comunidade Salesiana de Dom Bosco, afectos à Igreja Católica e visa ainda reduzir o abate indiscriminado de árvores.
A informação foi dada hoje, (sexta-feira), pelo responsável do projecto em Angola, Máximo Herreira, tendo explicado que a distribuição gratuita dos fogareiros para além de trazer conforto às famílias na confecção de alimentos, protege a camada de Ozono de gases nocivos.
O projecto que em 2023 já entregou na mesma circunscrição, nove mil fogareiros melhorados prevê, igualmente, a distribuição destes artefactos as famílias vulneráveis nas províncias de Luanda, Benguela, Cuanza-Sul, Uíge, Huambo e Namibe.EFM/IMA/PBC