Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Famílias com deficientes recebem kits para pequenos negócios

     Sociedade              
  • Huambo • Quinta, 30 Janeiro de 2025 | 15h37
Deficientes físicos recebem cadeiras de rodas
Deficientes físicos recebem cadeiras de rodas
João Wassamba-ANGOP

Huambo – Vinte famílias que agregam pessoas portadoras de deficiências beneficiaram hoje, quinta-feira, de iguais quantidades de kits para o fomento de pequenos negócios e para agricultura, numa iniciativa da Liga de Apoio à Integração dos Deficientes (LARDEF).

Trata-se de kits compostos de bens alimentares, roupa, sapatos e chinelos, para estimular o auto emprego e outros para a prática da agricultura familiar, de modo a melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiências.  

O projecto de distribuição de kits insere-se no programa de Integração Económica de Pessoas com Deficiência, do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), tendo seleccionado, inicialmente, vinte famílias que agregam membros com deficiências da comunidade da Chiva (Huambo).

Em declarações à imprensa, o coordenador da LARDEF no Huambo, Marcos Cassongo, disse que os beneficiários participaram de uma acção formativa sobre empreendedorismo, num período de sete dias, para facilitar a criação de micro e pequenas empresas nesta comunidade, para auto-suficiência destas famílias.

O responsável, que não revelou o investimento do projecto, referiu que, com esta acção, se pretende apoiar o empreendedorismo nas comunidades e dotá-las de capacidades próprias para darem o seu contributo nos programas da diversificação económica.

Marco Cassongo apelou às famílias beneficiárias a aplicarem os conhecimentos sobre empreendedorismo para a continuidade do projecto, assim como a vitalização dos negócios na comunidade da Chiva, para a dinamização da empregabilidade e fomento do bem-estar deste grupo social.

Por seu turno, a soba da comunidade da Chiva, Inês Bayata Bandua, enalteceu a  iniciativa da LARDEF e solicitou a  outras organizações sociais a seguirem este exemplo, para multiplicar essas iniciativas empreendedoras dirigidas às pessoas com deficiência, para maior inclusão.

Na ocasião, aconselhou aos beneficiários a serem responsáveis e trabalhadores para a sustentabilidade do auto-emprego, com estes kits ora distribuídos.

A LARDEF controla na comunidade da Chiva, localizada na periferia da cidade do Huambo, perto de 150 pessoas com deficiências de locomoção, visuais, auditivas, autismo e síndrome de down. LT/JSV

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+