Lobito - Cerca de cento e vinte famílias carentes, do bairro Kalueque, do município da Baía-Farta (Benguela), receberam uma doação do "Projecto Minha Banda", composta por cestas básicas, no âmbito da sua actividade filantrópica, soube a ANGOP.
Trata-se de kits compostos por embalagens de fuba de milho, óleo alimentar, sabão, lixívia e outros produtos diversos.
De acordo com a coordenadora do Projecto, Mariana Manuel, o objectivo é ajudar aquelas pessoas que precisam, sem olhar a quem, e levar uma mensagem de esperança e oportunidades, principalmente para os jovens.
"Os estrangeiros que passam pelo país valorizam o povo e a nossa cultura, por isso, queremos mostrar que ainda há esperança e que Angola tem muito a dar à juventude", explicou.
Questionada sobre a aquisição dos meios, Mariana Manuel informou que tem solicitado a empresas e pessoas que se solidarizam com a causa.
"Sozinhos não conseguimos, daí o apelo a essas entidades no sentido de ajudar as pessoas necessitadas", frisou.
A população do bairro do Kalueque vive à base de peixe e nesta altura está a passar grandes necessidades devido a escassez deste produto do mar, já há algum tempo, segundo o soba Joaquim Gomes.
Por outro lado, a idosa Emília Tchapopia, uma das beneficiadas, agradeceu o gesto e aproveitou para apelar a pessoas de bom censo que tenham a mesma atitude.
O "Projecto Minha Banda" existe há dois anos, em Luanda. O nome foi inspirado no vocabulário angolano que significa minha terra, minha cidade ou meu bairro.
Esta é a primeira actividade sua, fora de Luanda, e já projecta deslocar-se, a partir do próximo mês, para as províncias da Huíla e do Namibe. TC/CRB