Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Faculdade de Medicina com falta de laboratório de simulação

     Sociedade              
  • Malanje • Quarta, 29 Janeiro de 2025 | 13h47
Vice-decana da Faculdade de Medicina de Malanje, Efigenia Camela
Vice-decana da Faculdade de Medicina de Malanje, Efigenia Camela
Roque Milton Cuango-ANGOP

Malanje- A Faculdade de Medicina, afecta a Universidade Rainha Njinga a Mbande (URNM), debate-se com falta de laboratório de simulação médica para aulas práticas e pesquisas, o que condiciona a qualidade de ensino e aprendizagem.

Essa problemática tem obrigado os estudantes a realizar testes práticos nos Hospitais Geral, Provinciais Materno Infantil, Sanatório e em outras unidades sanitárias, através de imagens.

A informação foi dada pela hoje, pela vice-decana para os assuntos académicos da Faculdade de Medicina, Efigénia Camela, durante a visita dos deputados do círculo provincial aquela instituição, que visou avaliar o seu grau de funcionamento e as condições de trabalho e de ensino.

Realçou que o estabelecimento conta nesta altura com cinco laboratórios, nomeadamente de Histologia, Fisiologia, Microbiologia, Anatomia e Bioquímica, mas insuficientes para responder às necessidades da instituição.

Considerou necessário o laboratório de simulação, devido a sua valência na agregação de valores, para uma formação de excelência e prática hospitalar.

Entretanto, a responsável apelou aos parlamentares no sentido de fazerem advocacia junto das instâncias afins para a resolução dos problemas, incluindo a falta de iluminação pública, que motivou a transferência dos cursos pós laborais do bairro Catepa para a cidade de Malanje.

A coordenadora dos deputados de Malanje, Ana da Purificação garantiu apresentar os problemas às estruturas competentes com a resolução o mais breve possível, visando permitir o contínuo funcionamento do ensino superior na província.

A par da Faculdade de Medicina, os parlamentares visitaram igualmente o Instituto Superior Politécnico de Malanje.

O programa de visita dos deputados prossegue quinta-feira com visitas aos Institutos Superiores Politécnico Privado da Catepa e Dom Cardeal do Nascimento, nesta cidade.

A Faculdade de Medicina da Universidade Rainha Njinga A Mbande (FM-URNM) é a primeira instituição pública de ensino superior a nível província de Malanje. Foi criada pelo decreto número 07/09 de 12 de Maio.RM/NC/PBC

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Embaixadora defende elevação da cooperação económica

 Terça, 11 Fevereiro de 2025 | 21h24

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+