Lobito - A exposição de trigo, produzido localmente, está a ser um dos destaques da feira agro-pecuária da Ganda, enquadrada no 55° aniversário daquele município da província de Benguela, apurou este domingo a ANGOP.
Com mais de sessenta expositores das cinco comunas do município, o certame está a evidenciar o potencial da região em termos de produção agrícola, exploração madeireira, minérios e pecuária.
Segundo o director municipal da Agricultura, Pecuária e Pescas, José Cumandala, o trigo está a ser promovido de forma intensiva este ano.
"Desta vez dstribuimos aos camponeses cerca de 114 toneladas de sementes de trigo para o fomento desta cultura", explicou.
O responsável informou qur estão representadas as potencialidades agrícolas do município, com destaque para o trigo, feijão, milho, batata doce, batata rena, arroz, cana, banana e citrinos.
O representante da Cooperativa Cayonda Chimboa, Ernesto Bacawewa, um dos expositores, atribuiu a maior adesão à feira ao facto de ter sido anunciada com maior antecedência.
Disse, por outro lado, que os camponeses estão satisfeitos pelo apoio institucional recebido do Fundo de Apoio de Desenvolvimento Agrário (FADA), em termos de fertilizantes e inputs agrícolas.
Ernesto Bacawewa referiu que a sua Cooperativa é composta por trinta e nove membros e tem uma área agrícola de cem hectares, apesar de não serem explorados na totalidade.
Lamentou, no entanto, sobre o excesso de chuvas este ano, que fez com que a Cooperativa produzisse apenas vinte e cinco por cento da sua capacidade.
Em condições normais, afirmou, a Cooperativa Cayonda Chimboa produz entre 30 a 40 toneladas de produtos diversos.
Por sua vez, Firmino Hondo, representante da Cooperativa Yu Chimboa, considerou que esta edição está melhor organizada e perspectiva vender mais produtos.
"É também uma forma de divulgarmos aquilo que nós produzimos para conseguirmos mais mercados", considerou.
Falando sobre a sua Cooperativa, contou que, dos 150 hectares de que dispõe, apenas vinte são utilizados por falta de meios, principalmente de um tractor para preparar a terra para cultivo.
Confirmou a recepção de fertilizantes, embora não serem suficientes para a produção, segundo ele.
"Temos recebido algumas quantidades, mas muitas vezes somos obrigados a recorrer ao mercado para colmatar a falta do produto", afirmou.
Em termos de preço, disse que tem comprado o saco de 50 quilos de 12/24/12 preto a 39 mil kwanzas e o branco a 45 mil, por ter melhor qualidade em relação ao outro.
A Cooperativa Yu Chimboa conta com 40 associados.
A Ganda celebra 55 anos desde que foi elevada à categoria de município, no dia 24 de de Junho de 1969. TC/CRB