Cuito – Cinco cidadãos, com idades compreendidas entre os cinco e 25 anos, ficaram feridos, na quarta-feira última, no município do Cuito, província do Bié, em consequência da deflagração de um engenho explosivo.
Informação foi prestada esta quinta-feira à ANGOP, pelo chefe de brigada de desminagem do Centro Nacional de Desminagem (CND), Valdemar Chipangue, salientando que o incidente ocorreu no bairro do Nanganjo, comuna do Cunje, na capital biêna.
Tudo aconteceu, segundo Valdemar Chipangue, quando três menores que se encontravam a brincar nos arredores do referido bairro, encontraram objectos estranhos e os transportaram, com a intenção vendê-los em casas de pesagem de material ferroso.
“Inocentemente manipularam os engenhos, provocando assim uma explosão que causou cinco feridos, todos encontram-se a receber cuidados médicos no hospital Dr. Walter Stranguay, com estado de saúde estável”, fez saber.
Valdemar Chipangue disse que depois equipa de desminagem efectuar um inquérito no local, determinou-se que se tratava de duas espoletas de minas anti-tanque.
O oficial aconselhou as comunidades, para que quando se depararem com objectos estranhos, se dirigirem às instituições vocacionados para o efeito.
No ano passado, 10 pessoas morrerem na província do Bié, vítima de minas e outros engenhos explosivos. s. AS/BAN/MS