Menongue – Três membros da mesma família morreram e seis outros ficaram feridos, nesta quarta-feira, na aldeia de Chinongue, Menongue, sede capital do Cuando Cubango, em consequência da explosão de um engenho explosivo.
O incidente ocorreu no interior de uma oficina artesanal de reparação de motorizadas, depois de uma cidadã ter deixado o engenho para a suposta melhor identificação e recolha de mercúrio que serviria para a comercialização.
Segundo a testemunha, Mateus Chipilica, explicou que por descuido o engenho caiu e explodiu no local, tendo causado a morte imediata dos três cidadãos.
Em declarações à Imprensa, o porta-voz do hospital, Inácio Dala, disse que o banco de urgência está a proceder o acompanhamento clínico de quatro pacientes, sendo um com traumatismo do olho direito que teve de ir ao bloco operativo para extrair o olho, um com uma fractura do braço direito, o outro também teve lesões nos olhos e um com uma ferida incisa no membro superior direito, com fractura e ferimentos graves.
“ Dos que chegaram ao hospital um já teve alta e os quatro continuam internados na urgência, sob acompanhamento dos cuidados intensivos”, explicou.
Informou que de Janeiro a data presente este é o primeiro caso, sendo que relactivamente a explosão de mina já foram registados dois casos. MSM/JSV