Cubal - Duzentas e cinquenta crianças do município do Cubal, na província de Benguela, foram agraciadas hoje, quinta-feira, com um Natal Solidário, promovido pelo Comando do Exército das Forças Armadas Angolanas, soube a ANGOP.
Trata-se de filhos de militares, de funcionários da Administração Municipal do Cubal e da comunidade local.
Durante o evento, os petizes receberam vários brindes, com realce para material escolar, roupas, calçado e diversos brinquedos.
A actividade enquadra-se na festa dos 33 anos de existência do Exército, celebrado no passado dia 17 de Dezembro.
Na sua intervenção, Comandante do Exército, General João Serafim Kiteculo, disse ser um gesto necessário, permitindo que os militares sintam a energia contagiante dos menores, de onde sairão futuros quadros das Forças Armadas Angolanas.
"Não deixaremos de apoiar o que vem esplanado nos 11 compromissos da criança, assumidos pelo Governo angolano. As crianças são como um jardim, se não forem bem cuidadas, murcham e não se desenvolvem de forma saudável", prometeu.
Disse ainda que o Comando do Exército continuará a exigir mais responsabilidade aos militares que não cumprem o seu papel de "pai e mãe".
"Apelo as crianças no sentido de respeitarem os pais, os mais velhos, os professores, as autoridades e os bens do Estado, e a cumprirem os deveres de casa para alcançarem um futuro brilhante", afirmou.
Serafim Kiteculo realçou a necessidade das crianças se dedicarem aos estudos, como bons cidadãos, para que venham a contribuir, no futuro, com o seu conhecimento no elevarodo amor à Pátria.
Reiterou, em nome do Comando do Exército e dos seus integrantes, o agradecimento à Administração Municipal do Cubal pelo apoio institucional, devido ao êxito daquele evento, e a todos os pais e encarregados presentes, bem como às crianças pela pureza do seu coração.
Por sua vez, as crianças agradeceram o gesto de carinho do Exército, bem como a oportunidade de conviver alguns momentos com altas patentes e não só desse ramo das Forças Armadas Angolanas.
Através de uma mensagem, referiram-se também aos 11 compromissos da crianças para chamar a atenção dos pais e encarregados de educação, no sentido de redobrar os cuidados com elas, devido ao seu reflexo durante o crescimento.
Seguiu-se um momento cultural, feito por elas, com destaque para as danças tradicionais locais e a representação de um curandeiro a tratar de um doente com "tala", uma doença tradicional "altamente perigosa" que pode levar à morte se não for intervencionada com urgência.
A par deste acto, as crianças tiveram oportunidade de conhecer a Brigada militar 73, instalada naquele município.
Entre os presentes no evento, destaque para o segundo Comandante do Exército para a área de Educação Patriótica, Tenente-General Mário Gustavo da Silva, o Comandante da Região Centro, Tenente-General Simão Carlitos Wala, assim como o conselheiro do Comandante, o Brigadeiro Samuel Capingala.
Pela para Administração Municipal do Cubal, estavam presentes o administrador municipal adjunto para área técnica e infra-estruturas, António Andrade e alguns dos seus colaboradores.
Todos os anos, o Comando do Exército escolhe um município para realizar este tipo de actividade e, desta vez, foi contemplado o Cubal, na província de Benguela.
No ano passado, a actividade realizou-se em Mavinga, na antiga província do Cuando Cubango, inicialmente para 350 crianças, mas que acabou por contemplar mais de mil. TC/CRB