Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Executivo transfere estruturas de gestão territorial e urbana para GPL

     Sociedade              
  • Luanda • Segunda, 10 Maio de 2021 | 20h00
Vista parcial da cidade de Luanda, capital de Angola
Vista parcial da cidade de Luanda, capital de Angola
Francisco Miúdo

Luanda - O Executivo angolano transfere, terça-feira, para o Governo Provincial de Luanda (GPL) várias estruturas de gestão territorial e urbana, meios técnicos e humanos dos extintos Gabinetes de Desenvolvimento e Aproveitamento Hidráulico do Kikuxi (GADAHK) e o de Reconversão Urbana do Cazenga (GTRUC).

Segundo uma nota do GPL a que a ANGOP teve acesso hoje (segunda-feira), passam ainda para a administração do Governo de Luanda, as reservas desanexadas do perímetro de intervenção da Zona Económica Especial Luanda-Bengo, EP.

As três estruturas até então eram superintendidas pelos Ministérios da Agricultura e Pescas, Obras Públicas e Ordenamento do Território,  Economia e Planeamento, cuja acção incidia sobre os municípios de Viana, Cacuaco, Kilamba Kiaxi e Cazenga.

De acordo com o documento, os termos de transferência de atribuição de competência serão rubricados entre a governadora de Luanda, Joana Lina, e os titulares dos Ministérios da Agricultura e Pescas, António de Assis, Obras Públicas e Ordenamento do Território, Manuel Tavares e da Economia e Planeamento, Sérgio Santos.

A nota refere que as estruturas foram desenvolvidas num contexto especifico decorrente dos esforços de gestão urbana ao nível da província de Luanda, sendo a passagem da superintendência para o Governo provincial justificada com a perspectiva de evitar sobreposição de tarefas que possam propiciar conflitos positivos e negativos de competências.

O informe adianta que a passagem emana do Decreto Presidencial que aprovou o Regime Geral de Delimitação e Desconcentração de Competências e Coordenação da Actuação Territorial da Administração Central e da Administração Local e do Estado em alinhamento com o Decreto Presidencial que aprovou o Roteiro para a Reforma do Estado.

O documento dá a conhecer que a actividade a decorrer no GPL vai contar com a presença do Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Novo edifício do ISP-Moxico orçado em kz 41 mil milhões

 Terça, 25 Fevereiro de 2025 | 18h04

Angola e Paquistão pretendem reforçar cooperação

 Terça, 25 Fevereiro de 2025 | 17h54

Presidência russa elogia EUA por votos pro-Rússia na ONU

 Terça, 25 Fevereiro de 2025 | 17h48

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+