Luanda – O Governo angolano está a trabalhar para garantir uma sociedade melhor formada e informada, no quadro do seu Plano Nacional da Comunicação Institucional, 2024 - 2027, afirmou, esta terça-feira, em Luanda, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira.
Ao intervir na abertura do Seminário Metodológico do sector, Mário Oliveira referiu que este programa constitui o principal instrumento de política para o exercício sistematizado, inclusivo, estruturado, planificado e contínuo da acção de comunicação institucional do Executivo.
De acordo com o governante, o plano vai permitir que cada cidadão dê um melhor contributo para a causa nacional.
“Apesar de bastante desafiador, não temos dúvidas de que os objectivos do Executivo em matéria de comunicação serão alcançados, essenciais para garantir a execução regular de políticas, iniciativas e programas públicos desenvolvidos pelo Estado angolano com vista ao progresso social”, salientou.
50 anos de Independência Nacional
O ministro solicitou a participação activa dos órgãos de comunicação social na realização e divulgação das diversas actividades que deverão ocorrer até finais de 2025, no âmbito dos 50 anos de Independência Nacional.
“Aproveitamos a presença nesta sala de toda a família da comunicação social para reforçar a nossa solicitação de garantir grande visibilidade às acções constantes do programa dos 50 anos de Independência Nacional, contribuindo para a educação e o enaltecer do espírito patriótico a todos os cidadãos, enaltecendo os valores da Pátria, da cidadania, dos deveres e direitos de cada um de nós”, asseverou.
Aos adidos de imprensa, Mário Oliveira solicitou uma atenção especial às acções de comunicação voltadas para a comunidade angolana onde estiverem inseridos, para que possa acompanhar e contribuir para o desenvolvimento económico e social do país.
Por outro lado, frisou que dados em posse do sector indicam que o país tem uma população bastante jovem, sendo que a Internet e as tecnologias de informação, através das suas diferentes formas, têm-se assumido como um grande concorrente da atenção e do tempo desta franja.
Neste sentido, recomendou aos órgãos de comunicação social no sentido de dedicarem tempo e atenção a questões sobre a história recente do país, os valores e a cultura, “para que os jovens saibam quem somos, como iniciamos a nossa trajectória como Nação, de onde viemos, e o que queremos para o futuro do nosso país”.
Sob o lema “Esclarecer mais, comunicar melhor”, o seminário está a abordar temas relacionados com “Plano Nacional de Comunicação Institucional do Executivo 2023 – 2027”, “Comunicação Digital”, “Comunicação na Internet e Gestão de Crises”, “Inteligência Artificial vs Comunicação Institucional”, entre outros.AB/MCN