Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Executivo intensifica combate ao tráfico e contrabando de recursos minerais

     Sociedade              
  • Malanje • Sábado, 10 Agosto de 2024 | 10h23
Secretário de Estado para Petróleos e Gás - José Alexandre Barroso
Secretário de Estado para Petróleos e Gás - José Alexandre Barroso
Leonardo de Castro

Malanje - O Executivo angolano está a intensificar as medidas de combate ao tráfico de recursos minerais e ao contrabando de combustíveis no país, devido à tendência de crescimento do fenómeno.

A informação foi dada sexta-feira, em Malanje, pelo secretário de Estado dos Petróleos, José Alexandre Barroso, à saída do X Fórum dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA), decorrido nesta cidade, realçando que uma das medidas tem sido o licenciamento da actividade mineira, fazendo com que apenas os operadores económicos legalizados explorem estes recursos.

Realçou que o Executivo está preocupado sobretudo com o tráfico e contrabando dos recursos estratégicos do Estado, como o diamante e petróleo, sem descurar os outros como inertes destinados à construção civil, embora estes estejam sob controlo das administrações municipais.

Acrescentou que a prática ilegal de descaminho de combustíveis acontece com maior incidência nas províncias de Cabinda e Zaire, de onde saem grandes quantidades para servir fins alheios em alguns países limítrofes de Angola, pelo que a Assembleia Nacional aprovou, nos últimos dias, uma Lei sobre o contrabando, que pune os seus autores e retém os meios utilizados nos actos, para além de retirar a licença de exploração, entre outras sanções.

Reiterou que embora se alega ser uma forma de subsistência de algumas famílias, o Executivo não permite essa prática devido aos seus efeitos nefastos à economia, que também, em alguns casos, culminam com a invasão do território, trabalho infantil e com a poluição ambiental.

Face a essa problemática e com vista a elucidar as administrações municipais e os Governos Provinciais, o Fórum dos Municípios e Cidades de Angola, abordou a temática da exploração ilegal de recursos minerais e seu impacto ambiental no país, sob dissertação do ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado.

A propósito, o governador provincial do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, reiterou que o contrabando de combustíveis é um facto que requer empenho, daí que o governo local tenha tomado medidas.

O contrabando tem provocado a escassez do combustível na região e inviabilizado o turismo e o serviço de táxi.

Precisou que devido à longa extensão fronteiriça do Zaire com o Congo Democrático, o controlo da saída ilegal de combustível tem sido difícil, para além de que muitos povos de ambas partes têm laços familiares e facilitam o tráfico, por isso o governo tem enfrentado fortes “batalhas” para travar esse mal.

Aventou a possibilidade do litro de gasolina ser comercializado na RDC até quatro vezes mais o preço de Angola, o que motiva a “candonga” e afecta a economia nacional.

Por sua vez, o administrador municipal de Buco Zau, provincia de Cabinda, Óscar Dilo realçou que para além do contrabando de combustíveis, a sua circunscrição, à semelhança do que acontece um pouco pelo país, regista a vandalização dos bens públicos, situações dificéis de se controlar, igualmente devido a longa fronteira com as Repúblicas do Congo Democrático e Brazzavile.

Frisou que os congoleses, sobretudo da RDC, têm o território de Angola como um espaço para a satisfação das suas necessiaddes, muitas vezes por vias de exploração de recursos naturais e comércio ilegal, daí que apesar das dificuldades de meios, as autoridades locais trabalham para travar essa tendência, principalmente ao longo da floresta do Maiombe e das fronteiras.

Já o administrador municipal de Lubango (Huíla), Lizender André, lamentou o facto de a vandalização dos bens comuns e dos recursos naturais afectarem também a sua circunscrição, causando prejuízos avultados ao Estado, com destaque para as redes de iluminação e de água, escolas e outras infra-estruturas afectadas.

Relativamente ao FMCA, os responsáveis consideraram que serviu para a partilha de experiências para a resolução destes e outros problemas que atingem os municípios, para além de promover e dinamizar o desenvolvimento comunitário do país, fazendo jus ao lema “A vida faz-se nos municípios”.

Orientado pelo Ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, o evento abordou também o ponto de situação do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), Programa de Combate à Pobreza e de Transferências Sociais Monetárias (KWENDA) e teve a participação de ministros, governadores provinciais e administradores municipais. NC/PBC





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+