Luena – O Executivo angolano está a desenvolver acções para solucionar a problemática das ravinas em progressão pelo país disse hoje, quarta-feira, na cidade do Luena, província do Moxico, o secretário de Estado do Planeamento, Milton Reis.
Ao falar à imprensa, no âmbito da visita de trabalho de 72 horas que efectua à província do Moxico, Milton Reis fez saber que o programa de estancamento de ravinas no país está a ser antecedido de recolhas de informações sobre o estado desse fenómeno natural.
Explicou que após este processo de constatação, os dados serão reportados ao Ministério das Obras Públicas e Ordenamento do Território para, rapidamente, começar com as intervenções no sentido de evitar a progressão das ravinas.
Ravinas pelo país:
Moxico
Dados oficiais indicam que, até 2019, a província contava com 21 ravinas, número que aumentaram, em 2020, para 47, das quais 36 com tendência de progressão e sete estancadas.
Nos últimos dias, uma ravina a norte do Luena aumentou o seu raio de acção, progredindo mais de 300 metros de comprimento e seis de profundidade, ameaçando cortar a circulação na estrada de acesso ao centro de captação e distribuição de água do rio Lumeje.
No extremo sul da cidade do Luena há uma outra, desde os anos 1990, conhecida como “Ravina do Bairro Aço" que, apesar de várias intervenções para estancar a sua progressão, conheceu avanços na presente época chuvosa.
Luanda
Existe uma ravina na zona sul da Centralidade do Zango 5, município de Viana.
Lunda Norte
Uma ravina que comprometia a ligação rodoviária entre a província da Lunda Norte e as de Malanje, Cuanza Norte e Luanda, já está a beneficiar de obras de estacamento, após ''engolir'' parte da Estrada Nacional (EN) 225, no troço Cambauassa/sede do Lóvua.
A progressão da ravina, com mais de 10 metros de profundidade, deveu-se à erosão do solo e às fortes chuvas ocorridas nos últimos meses na região.
Uíge
Uma ravina de 15 metros de largura e 20 de profundidade ameaça destruir o Hospital Municipal de Quimbele, devido à sua rápida progressão, causada pelas chuvas.
Huambo
Nessa província, um estudo diagnosticou a existência de 20 ravinas, cujo programa de estancamento está previsto para Maio.
Bié
No município do Cuito, a progressão de uma ravina está a ameaçar corroer o novo edifício da Comissão Provincial Eleitoral (CPE) do Bié, Inaugurado em Julho de 2020.
Cuanza Sul
Uma ravina de grande dimensão, na Estrada Nacional 110, Amboim/Conda, província do Cuanza Sul, pode cortar, a ligação entre ambas localidades, caso não haja intervenção técnica.
Cabinda
Nessa parcela do país, há 83 ravinas em progressão catalogadas pela Secretaria Provincial de Infra-estruturas e Serviços Técnicos de Cabinda, treze das quais foram intervencionadas.