Luanda - O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) vai criar, em 2025, postos de trabalho em massa nas 18 províncias do país, no âmbito do programa do Executivo de promoção da empregabilidade.
A informação foi prestada sexta-feira, em Luanda, pela titular da pasta do MAPTESS, Teresa Dias, à margem da cerimónia de apresentação de cumprimentos de fim-de-ano ao Presidente da República, João Lourenço.
De acordo com a governante, que não avançou o número de empregos a serem criados, este programa contará com o apoio das administrações municipais e terá maior incidência na província de Luanda, devido ao elevado número de jovens desempregados.
Na ocasião, a governante reconheceu que a taxa de desemprego no país é elevada, sublinhando que o sector que dirige está a desenvolver esforços para mitigar a situação.
Informou que o Fundo Nacional de Emprego de Angola (Funea) dispõe de 21 mil milhões de kwanzas, dos Kz 27 mil milhões previstos, para este programa de fomento da empregabilidade.
“Com mais alguns recursos que serão disponibilizados ao Funea vamos fazer um trabalho de impacto nas comunidades e criar mais empregos sustentáveis e massivos”, salientou.
O Funea, uma iniciativa do Governo angolano, surge para reduzir o índice de desemprego no país e para criar mais oportunidades de inserção de jovens no mercado laboral.AFL/MCN