Sumbe – O secretário de Estado para o asseguramento e coordenador técnico das obras do PIIM no Cuanza Sul, Carlos Albino, alertou quinta-feira que o Executivo pondera rescindir contratos com algumas empreiteiras, por incumprimento dos prazos acordados.
Em declarações à imprensa, no final de uma visita às obras do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) nos municípios do Amboim, Conda e do Seles, o responsável exigiu o cumprimento dos prazos estabelecidos, assim como a melhoria da qualidade das obras.
Sem citar nomes, o responsável realçou que algumas obras visitadas carecem de melhorias técnicas, de modo a satisfazer os anseios das populações.
“Não são todas, mas infelizmente algumas obras devem ser melhor acompanhadas, pois precisam de melhorias técnicas. Neste sentido, admitimos a possibilidade de o Governo da província rescindir alguns contratos, por isso as empresas construtoras e fiscalizadoras devem empenhar-se para que o resultado seja positivo”, salientou.
No âmbito do PIIM, o município do Seles beneficiou de nove projectos, sete dos quais já concluídos e entregues às populações, nomeadamente a expansão da rede de distribuição de água potável, aquisição de grupos geradores, melhoria do saneamento básico e reabilitação de estradas, num investimento de 502.544.744,76 kwanzas.
A Conda foi contemplada com sete projectos, entre os quais a construção de duas escolas, reabilitação do mercado da circunscrição e do Club municipal.
As obras orçaram em 881.820.518 kwanzas, estando por concluir a construção e apetrechamento de uma escola de sete salas de aula, na localidade do Hanga, assim como trabalhos de terraplanagem de algumas vias terciárias.
Já o Amboim beneficiou de 11 projectos, sendo nove já concluídos, entre os quais a construção de um centro de saúde e de três escolas primárias, terraplanagem de alguns troços, aquisição de máquinas e equipamentos, num orçamento de Kz 2.376.921.092,10.
No cumprimento do programa de actividades, o secretário de Estado avalia esta sexta-feira as obras do PIIM nos municípios da Quibala, Cela e do Mussende.
No quadro do PIIM, no Cuanza Sul foram investidos 16 mil milhões de kwanzas, em 76 projectos, 30 dos quais por concluir.CIJ/MCN