Sumbe – Os ex-governadores do Cuanza Sul Serafim do Prado, Higino Carneiro e Eusébio de Brito Teixeira defenderam quarta-feira, no Sumbe, a necessidade de um trabalho conjunto para o desenvolvimento social e económico da província.
Em declarações à imprensa, no final de um encontro com o governador provincial, Job Capapinha, os ex-governantes foram unânimes em afirmar que o progresso sustentável da região passa pela conjugação de esforços de todas as forças vivas.
Serafim do Prado, que governou o Cuanza Sul entre 2002 e 2012, enalteceu a implementação do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), justificando que tem permitido a melhoria da qualidade de vida das populações.
“O PIIM é hoje uma grande valia para a província, pois devemos desenvolver projectos que têm impacto directo na vida das comunidades. É hora de arregaçar as mangas, temos grandes desafios pela frente, de modo a encontrarmos as melhores soluções para o bem-estar dos nossos citadinos”, salientou.
De acordo com Serafim do Prado, deve-se reforçar as acções de capacitação dos técnicos das administrações municipais, com vista a assegurar que os projectos em curso nas localidades sejam concluídos com êxito.
Já Higino Carneiro, que esteve à frente do Cuanza Sul durante quatro anos (1999-2002), disse que todas as forças vivas da província e não só são chamadas a dar o seu contributo para o progresso da região em todos os sectores da vida.
“Somos filhos desta terra, por isso devemos emprestar o nosso saber para que possamos proporcionar o bem-estar às nossas populações”, referiu.
Por sua vez, Eusébio de Brito Teixeira (2012-2019) advogou maior investimento nas zonas do interior, com a construção e reabilitação de estradas, escolas, hospitais, centros de saúde, sistema de captação e distribuição de água potável e de energia eléctrica, de modo a permitir o desenvolvimento das zonas rurais.
Entretanto, o governador Job Capapinha congratulou-se com a realização do encontro, sublinhando que permitiu colher experiência dos ex-dirigentes da província.
“Com o testemunho colhido coloco-me à disposição para que possamos conciliar essa agenda comum de interesse da nossa população. Estamos construindo esse trabalho em conjunto, com o objectivo de trazer melhorias para a nossa região", acrescentou.
A província do Cuanza Sul tem uma população estimada em dois milhões e 200 mil habitantes, distribuída por 12 municípios e 36 comunas.