Luanda - As obras para estancar as ravinas da Centralidade do Zango 5, no município de Viana, em Luanda, começam no mês de Abril, anunciou, quinta-feira, o coordenador Nacional do Programa de Prevenção, Controlo e Estabilização das Ravinas, Angelino Quissonde.
Falando à imprensa após uma visita de constatação a esse local por um grupo de jornalistas, o responsável avançou que a obra terá uma duração de seis meses.
Para estancar as ravinas na Centralidade do Zango 5, o Presidente da República, João Lourenço, autorizou a contratação de uma empreitada de obras públicas, com carácter emergencial, no valor de 1,3 mil milhões de kwanzas.
De acordo com o Despacho Presidencial nº 9/21, João Lourenço autoriza um Contrato de Fiscalização de Obras Públicas para a contenção e estabilização da ravina, no valor de 39,1 milhões de kwanzas.
A propósito, o especialista em construção civil enalteceu a iniciativa do Chefe de Estado, realçando que visa salvaguardar a integridade física das populações, bem como as infra-estruturas que ali colocadas.
Angelino Quissonde avançou que na província de Luanda existem 86 ravinas, sendo que os municípios de Viana e Cacuaco apresentam o maior número e a carecerem de uma intervenção urgente.
Para o engenheiro civil, uma das formas para resolver esse problema consiste em transforma-las em valas de drenagem ou a aplicação da vegetação nativa.