Ndalatando - O psicopedagogo Laurindo Manuel Pululo destacou hoje, domingo, os benefícios do riso para a saúde humana, considerando ser um gesto simples e aparentemente banal que traz benefícios à saúde, envolvendo melhorias físicas, hormonais e mentais..
Segundo especialistas, o riso é importante no bem-estar e na qualidade de vida, está, ainda, ligada à redução do cortisol, o hormónio do stress.
Ao falar à ANGOP a propósito do Dia Internacional do Riso, assinalado sábado, 18 de Janeiro, Laurindo Manuel Pululo salientou que rir estimula a libertação de endorfinas e serotonina, hormónios ligados ao prazer e ao alívio de tensões.
Destacou que, além dos benefícios para o corpo, o riso é um aliado poderoso no aprendizado.
Indicou que estudos mostram que o bom humor e o riso facilitam a retenção de informações e o raciocínio criativo, ao melhorar o funcionamento do hipocampo, a área do cérebro responsável pela memória
Já a estudante do curso superior de Ciências da Saúde, Maria Manuela do Carmo, sublinhou que a prática regular do riso fortalece o sistema imunológico, aumenta a produção de células de defesa e melhora a circulação sanguínea, reduzindo a pressão arterial e o risco de doenças cardiovasculares.
Por sua vez, o funcionário público Aurélio António apontou que o riso contribui para um clima positivo, propício à troca de ideias e ao engajamento em ambiente de trabalho.
Salientou, ainda, que o riso também fortalece os vínculos sociais na família e na comunidade com a vizinhança.
“Quando rimos juntos, criamos laços e reforçamos a sensação de pertença e de segurança, o que contribui para a saúde mental e combate à solidão e à depressão”, afirmou.
Defendeu que o acto deve ser incorporado no dia-a-dia das pessoas para ajudar na melhoria da qualidade de vida.
Comemorado anualmente a 18 de Janeiro, o Dia Internacional do Riso foi criado em 1998 pelo médico indiano Madan Kataria, fundador do Movimento do Riso, com o objectivo de promover a importância deste gesto e do bom humor para a saúde e o bem-estar das pessoas.
A data lembra que rir é um gesto simples, mas carregado de benefícios. Seja em conversas leves, momentos de descontracção ou ao assistir a uma comédia, rir continua a ser uma das melhores formas de cuidar do corpo e da mente, reforçando que o bem-estar pode estar nas pequenas alegrias do quotidiano. DS/IMA/SEC