Luanda – Os docentes universitários José Semedo e Neusa Coulsoul defenderam, na última quinta-feira, em Luanda, a necessidade de inclusão de matérias relacionadas com a gestão comportamental no sistema de ensino.
Segundo os docentes, a inserção deste tema vai propiciar, entre outros, uma excelência nos diversos mercados, fruto de relações saudáveis entre os colaboradores.
Os professores participaram do oitavo Congresso Internacional de Gestão Administrativa, Desportiva e Educativa, promovido, durante quatro dias, pela Rede de Gestão Administrativa, Desportiva e Educativa (RED GADE) e a Universidade Gregório Semedo.
Para Neusa Coulsoul, a educação é fundamental na transformação do país e, por isso, defendeu a necessidade de maior investimento no ensino mental a nível de Angola.
Disse que Angola tem poucos analistas no domínio da gestão comportamental nas escolas, realidade essa que deve ser invertida.
Por isso, exortou a sociedade a buscar auto regulação para cultivar o espírito de liderança servidora.
Corroborando da ideia, o professor da Universidade Gregório Semedo, José Semedo, sublinhou a necessidade de modernizar a educação com os novos métodos, para estar à altura dos desafios actuais.
Incentivou os professores a usarem novas metodologias para capitalizar as potencialidades dos estudantes.
O evento decorreu sob o tema “inovação e transformação sustentável na gestão administrativa, desportiva e educativa: desafios e oportunidades”.
O evento agregou treinadores desportivos, estudantes, empresários, académicos e investigadores das áreas de gestão, desporto, educação e saúde.
Os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências, promover práticas inovadoras e disseminar resultados de pesquisas nas suas áreas de estudo, que incluem ainda os domínios da ciência e tecnologia, sustentabilidade ambiental e igualdade social e de género. AMC/OHA