Luanda – Os profissionais da comunicação social devem adaptar-se aos novos métodos de trabalho, porquanto promovem um jornalismo criativo e dinâmico, afirmou nesta quinta-feira, em Luanda, o presidente do conselho de administração da Rádio e Televisão de Portugal (RTP), Nicolau Santos.
Neste sentido, o responsável defendeu a necessidade dos órgãos de comunicação social apostarem nas plataformas digitais, para combater a quebra de audiência e queda de receitas financeiras que se regista nos últimos anos.
O presidente do conselho dissertou sobre "Os desafios actuais e futuros da gestão das empresas de Comunicação Social", no âmbito do seminário realizado no Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor).
Segundo Nicolau Santos, as empresas devem procurar criar conteúdos que funcionem em cada rede social, como forma de buscar rentabilidade, autonomia financeira e fortalecer a credibilidade pública.
“Os conteúdos devem ser disponibilizados em todas as plataformas”, explicou.
No caso das redes sociais, Nicolau Santos referiu que a transição digital constitui actualmente um grande desafio das empresas de comunicação social, uma vez que esta exige investimento, modernização, reorganização das redacções, novo modelo de funcionamento e processo de produção diferenciado.
"As empresas estão com dificuldade em se adaptar aos novos desafios. Existe actualmente uma queda brutal das receitas, diminuição rápida de publicidade e prejuízos crescentes", realçou.
Aos administradores dos órgãos públicos e privados, o responsável aconselhou a criarem estudos ou inquéritos de opinião para adequação dos conteúdos disponibilizados ao público.
O seminário, com duração de dois dias, agrega profissionais de órgãos públicos e privados e concorre para transformar as empresas de comunicação social em entidades estáveis e bem geridas. MEL/OHA