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Especialista defende uso responsável da Inteligência Artificial

     Sociedade              
  • Luanda • Terça, 26 Novembro de 2024 | 18h20
Especialista em análises do comportamento de  riscos, Macos Guimarães
Especialista em análises do comportamento de riscos, Macos Guimarães
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda - O especialista brasileiro em análise de risco, Marco Guimarães, defendeu, esta terça-feira, em Luanda, o uso responsável da Inteligência Artificial (IA), guiado por princípios éticos e regulador de segurança de dados.

A posição foi demonstrada durante a apresentação do tema “Inteligência Artificial vs Comunicação Institucional”, no 3º Encontro Metodológico da Comunicação Institucional do Executivo, promovido pelo MINTTICS, no quadro do Plano Nacional de Comunicação Institucional do Executivo 2024/2027.

Marco Guimarães referiu que IA oferece várias oportunidades para o avanço da sociedade, mas o seu uso deve ser cuidadosamente gerido, com foco no uso responsável, defendendo que se pode maximizar os benefícios dessa tecnologia, enquanto se minimizam os riscos.

Apesar dos benefícios, o especialista avança que a IA acarreta consigo várias preocupações, com grande foco para a protecção de dados e decisões éticas.

Neste sentido, afirmou ser necessário pautar por princípios da transparência, onde as organizações devem ter consciência sobre o que está a ser utilizado e recolhido, a inclusão, desenvolvendo mecanismo que todos possam utilizar, evitando a discriminação de grupos, bem como a regulação, com a adopção de legislação para a utilização da IA.

Por outro lado, aconselhou aos usuários da IA a adoptarem o princípio do cruzamento das informações disponibilizadas, no sentido de evitar a utilização de dados infundados e não reais.

Marco Guimarães incentiva ainda aos especialistas a nível da comunicação institucional e não só, a utilização do domínio “.AO”, como forma de possibilitar o conhecimento da referência angolana, bem como a potenciação da internet com conteúdos angolanos, a nível das páginas institucionais e redes sociais.

Por sua vez, o administrador Executivo para a Área de Multimédia, Geraldo Quiala, que abordou o tema “Estratégias de Comunicação no Digital”, defendeu que deve se massificar a presença das acções do Executivo nas Media Digitais de maneira formal, com portais e páginas nas redes sociais, bem como através de internautas e influenciadores digitais, como forma de aproximação dos cidadãos por meio de diferentes canais.

Neste contexto, referiu ser necessário se evitar que invasão das páginas oficiais ou sites institucionais, devido à gestão inadequada de pessoas estranhas, o que pode causar embaraços como o “apagão” e introdução de conteúdos, sem o conhecimento do responsável.

Assim sendo, apelou a instituir ou abraçar a bandeira digital de Angola (domínio. AO) em todos os sites das missões diplomáticas.

Já a professora Paula Simons, que falou sobre tema “Comunicação na Internet e Gestão de Crise”, tendo definido a Comunicação Institucional do Governo.

Para si, essa é uma estratégia que visa informar, promover acções e reforçar a imagem e os valores do Estado perante a sociedade, garantindo transparência, legitimidade e engajamento com os cidadãos, alinhando-se às políticas públicas e às demandas sociais.

Quanto a comunicação de crise, definiu como um conjunto de estratégias e acções planeadas para gerir a comunicação durante situações adversas, para minimizar os impactos, proteger a confiança da Instituição e restabelecer a confiança junto ao público envolvido.

Para a sua prevenção, avançou que o melhor remédio é a monitorização, acompanhamento contínuo do ambiente interno e externo, o planeamento, desenvolvendo um plano de gestão de crises; treinamento, capacitação de equipas para respostas rápidas e eficazes.

Fez ainda menção a comunicação para manter a transparência e o diálogo constante com o público, bem como a antecipação identificando os riscos potenciais e criar cenários de solução.

Neste caso, referiu ser necessário agir em gestão de crise, tendo em conta a rapidez, clareza, transparência, empatia e consistência, com vista a emissão de mensagens no menor tempo, directas e compreensíveis, abordando com honestidade e garantindo a uniformidade em diferentes canais.

Para tal, aponta que a utilização de vários canais como site oficial, redes sociais, email, plataformas de mensagens, portais de notícias e transmissão ao vivo.

Participam no encontro, com duração de dois dias, adidos de imprensa, directores provinciais dos gabinetes da comunicação social, gabinetes de comunicação institucional e imprensa.

O 3º Encontro Metodológico da Comunicação Institucionais do Executivo, decorre sob o lema “Esclarecer mais, comunicar melhor”. O seminário está a abordar temas relacionados com o Plano Nacional de Comunicação Institucional do Executivo 2024- 2027. ANM/SEC

 





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