Cuito – O professor universitário e mestre em liderança e sustentabilidade, Felisberto Ngola Chamuanga, defendeu hoje, terça-feira, a importância da integridade dos gestores públicos, para a promoção de uma boa governação.
Felisberto Ngola Chamuanga falava na qualidade de facilitador da acção formativa sobre aspectos ligados à comunicação, ética, gestão de conflitos e liderança da administração pública, dirigida aos gestores públicos da província do Bié.
Aberta na segunda-feira, a acção formativa, uma iniciativa do Governo local, visa munir os participantes com conhecimentos e ferramentas essenciais que lhes permite aprimorar as suas habilidades profissionais para um melhor cumprimento das suas tarefas.
Ao ministrar o tema “Integridade e o controle institucional”, enfatizou que a integridade não é apenas uma questão de ética, mas um requisito fundamental para a construção de uma administração pública eficiente e transparente.
Na sua visão, a integridade dos gestores públicos é a base de uma postura e actuação que respeita e cumpre as normas que regem a administração pública, para além de ser vital na formação de valores que garantem a boa administração dos bens públicos e uma gestão adequada dos recursos humanos, contribuindo para a prevenção de conflitos e promovendo a confiança da sociedade nas instituições.
"No campo da liderança, o exemplo do líder é crucial. É sua responsabilidade estabelecer um padrão de conduta ética que inspire os seus liderados a corrigirem erros e buscarem a excelência", afirmou.
O formador recomendou, por outro lado, a necessidade dos gestores públicos cultivarem habilidades de comunicação e oratória, para melhor influenciar seus liderados em direcção a objetivos comuns.
Para si, a boa comunicação é uma das mais poderosas ferramentas que se exige de um líder, porquanto, ela não apenas facilita a transmissão de ideias, mas também ajuda na construção de relações de confiança e na motivação da equipa.
Os participantes à formação, que encerra quarta-feira (27/11), serão capacitados também nos temas sobre “Comunicação e oratória da alta perfomance”, e “Gestão de stress e conflitos”.
No primeiro dia foi analisado o tema sobre “A liderança eficaz e eficiente como factor de sucesso da administração pública”.
Participam do evento detentores de cargos de direcção e chefia do Governo da província e das administrações municipais, bem como de outras instituições públicas. VKY/PLB