Sumbe - O conselheiro da Entidade Reguladora da Comunicação Social Angolana (ERCA) José Luís Fernando apelou quinta-feira, no Sumbe (Cuanza Sul), aos jornalistas a trabalhar com rigor, isenção e responsabilidade, em obediência à ética e deontologia profissional.
José Luís Fernando, que falava à imprensa no final das visitas às delegações da ANGOP, Jornal de Angola, Televisão Pública de Angola e da Rádio Ecclésia, defendeu a necessidade dos jornalistas exercerem a profissão com zelo e dedicação, promovendo o pluralismo de opinião sobre assuntos da actualidade política, económica, social e cultural.
“Os profissionais da comunicação social devem desempenhar a actividade com responsabilidade e rigor, informando o público com verdade e objectividade”, referiu.
Em relação à visita ao Cuanza Sul, o responsável informou que visa constatar “in loco”o funcionamento dos órgãos de Comunicação Social, numa altura em que o país se prepara para realizar as quintas eleições gerais.
“Com esta visita pretendemos apurar as dificuldades que os órgãos enfrentam, abordar com os jornalistas questões ligadas ao acesso às fontes de informação, assim como o relacionamento com os partidos políticos nesta fase da pré-campanha eleitoral”, salientou.
À sua chegada ao Cuanza Sul, a delegação da ERCA, chefiada pelo seu conselheiro José Luís Fernando, manteve um encontro de cortesia com o governador provincial, Job Capapinha.
Hoje, sexta-feira, a ERCA vai realizar uma palestra sobre “A Liberdade de Imprensa à Luz do Novo Código Penal", dirigira aos profissionais da comunicação social.
A ERCA realiza encontros de interacção com jornalistas nas 18 províncias do país, advogando o exercício da profissão com responsabilidade e isenção, à luz da legislação em vigor em Angola.