Sumbe – A Empresa Pública de Água e Saneamento do Cuanza-Sul (EPASKS) retomou, esta quinta-feira, o fornecimento de água potável para a cidade do Sumbe, três dias depois de uma avaria ter provocado a sua interrupção.
O restabelecimento do fornecimento de água potável foi anunciado pelo governador do Cuanza-Sul, Narciso Benedito, no final de uma visita às instalações da EPASKS.
O governante disse que a interrupção na distribuição da água potável, captada a partir do rio Cambongo, resultou de uma avaria nas bombas de dosagem, por causa das chuvas que se abatem nos últimos dias.
“Na captação, o caudal é baixo e quando chove arrasta-se muitos distritos provocando, desta forma, consequências na captação, armazenamento (tratamento) e distribuição”, rematou.
Referiu que urge a necessidade do desassoreamento do rio Cambongo para garantir que não haja interrupção na distribuição.
Por sua vez, o presidente da EPASKS, Januário Bernardo, disse que a empresa tem se adaptado a soluções e a mitigar os problemas, com vista o normal fornecimento da água.
Sobre a distribuição, assegurou que a ETA do Sumbe produz 31 milhões de litros de água/dia.
A EPASKS tem sob gestão 40 mil ligações para um universo de 313 mil 894 habitantes, dos quais 13 mil são clientes cadastrados.
Paralelamente, o governador visitou o mercado da feira, que ficou com o acesso condicionado pelas chuvas.
Por esta razão, disse ser urgente a reabilitação do acesso de pessoas e bens para o mercado da feira. Sn/LC/ALH