Cunhinga - A distribuição de fertilizantes aos antigos combatentes e veteranos da pátria, com vista ao aumento da produção agrícola, marcou o acto do 15 de Janeiro na província do Bié, decorrido, esta quarta-feira, no município do Cunhinga.
O gesto, do Governo desta província, deixou animado os pensionistas, que se comprometeram apostar no fomento da agricultura, segundo o presidente da Associação dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria no Cunhinga, Adelino Tchuko, que falava em nome dos demais.
O responsável mostrou-se congratulado com os projectos que o Executivo angolano tem vindo a implementar em prol da melhoria de condições dos pensionistas, especialmente na sua reintegração sócio-produtiva.
Defendeu, por outro lado, a necessidade dos angolanos preservarem a paz, unidade e reconciliação nacional, como forma de permitir alcançar resultados satisfatórios no país, sobretudo atingir o desenvolvimento socioeconómico.
Já o delegado dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria desta região, Isaac Machado Alberto, reiterou a aposta do Governo na assistência destes associados, de maneira que possam melhorar cada vez mais as condições de vida das famílias e não só.
Isaac Machado Alberto reafirmou que o Executivo angolano vai promover, mais este ano, um novo recenseamento de Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria que ainda não beneficiam da pensão, excluído nos últimos anos.
Em toda província do Bié, esta instituição controla, actualmente, dois mil 748 pensionistas, viúvas e órfãos, dos quase dez mil que haviam sido inseridos, ilegalmente, no sistema financeiro.
Por sua vez, a administradora municipal do Cunhinga, Jorgina Lumati, enalteceu o papel dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria para a independência do país, sobretudo na luta contra o colonialismo português.
Jorgina Lumati asseverou que, no Cunhinga, onde estão constituídas 10 cooperativas, as autoridades têm estado a assistir os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria em vários domínios, essencialmente no sector da agricultura, com imputs agrícolas e outros meios.
Entretanto, o jurista Abílio Vasco, convidado a dissertar o tema "O Papel do Antigo Combatente na Luta de Libertação Nacional", enalteceu a dedicação destes, na conquista da paz, no progresso do país e bem-estar das famílias.
O 15 de Janeiro é Dia Nacional do Antigo Combatente e Veterano da Pátria, que se assinala este ano em todo país, sob o lema:" Angola 50 anos: Preservar e Valorizar as Conquistas Alcançadas, Construindo um Futuro Melhor".
Estiveram presentes no acto membros do governo, antigos combatentes, viúvas, entre outros convidados. JEC/PLB