Luanda - Dois mil e 689 funcionários ingressaram em instituições do Estado por via de sete concursos públicos realizados pela Entidade Recrutadora Única (ERU), responsável pela gestão dos concursos públicos na Função Pública, desde 2022, anunciou hoje, quarta-feira, o gestor, Luciano Domingos.
Falando em conferência de imprensa, fez saber que esses números foram resultados dos últimos concursos públicos nos ministérios da Saúde, Justiça e Direitos Humanos, Energia e Águas, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, Economia e Planeamento, Administração Geral Tributária e o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP).
O número foi extraído de um total de 31 mil e 800 candidatos inscritos, dos quais foram excluídos 35 mil 535 por não reunirem requisitos exigidos nos referidos concursos, principalmente por não possuírem habilitações literárias exigidas para a função.
Assim, prosseguiu, participaram 29 mil e 63 candidatos, tendo sido providos para Administração pública central, um total de 2 mil 689 novos funcionários, sendo pretensão que até ao final de 2024 se atinja três mil 469 novos funcionários públicos na Administração Central.
Com relação aos concursos públicos em curso, o responsável fez saber que estão em curso quatro para ingresso de quadros para a Administração Central, nomeadamente na Agência de Protecção de Dados (35 vagas em diversas especialidades), ministério da Agricultura e Floresta (442), Instituto de Desenvolvimento Florestal (82) e a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (APIEX) com 65 vagas.
"Para os três primeiros concursos, o processo de submissão das candidaturas foi concluído e publicada a lista provisória, estando em curso o período de reclamação e seguir-se-á a fase do teste psicotécnico", frisou.
O responsável fez saber que no decorrer deste ano, a ENAPP irá anunciar a abertura de mais concursos, explicando que os candidatos que submetem as suas candidaturas devem acompanhar o estado da sua candidatura ao longo do concurso, através do Portal dos Serviços Públicos Electrónicos (SEPE).
A gestão de todo o concurso é feita pela Comissão de Júri com auxílio de plataforma tecnológica designada Sistema de Recrutamento Integrado (SRI).
A plataforma tecnológica, designada Entidade Recrutadora Única (ERU), foi criada por Decreto Presidencial/2020, e tem a responsabilidade de gerir todos os concursos de acesso, com realce para Ministérios e Institutos Públicos. LIN/PA