Lobito - Oito crianças foram feridas, esta quinta-feira, na cidade do Lobito, província de Benguela, em consequência da explosão de um engenho abandanodo num terreno baldio, soube a ANGOP.
As crianças, com idades compreendidas entre os três e os treze anos, brincavam numa ribanceira, localizada no bairro Bango Bango, zona alta da cidade, quando encontraram o material por eles desconhecido.
Segundo a menor Anita Teresa, uma das vítimas, aproximou-se ao local no sentido de ir a busca das duas irmãs mais novas.
"Um dos meninos que ali brincava, imbuído de curiosidade, pegou num prego e com o auxílio de uma pedra deu uma martelada, provocando a explosão do material", explicou.
"A explosão fez com que eu não visse mais nada. Causou ferimentos graves aos que estavam perto", afirmou.
Algumas testemunhas que passavam junto ao local ouviram a explosão, aproximaram-se e accionaram o Instituto Nacional de Emergenciais Médicas (INEMA), que prontamente levou as crianças ao Hospital Regional do Lobito.
De acordo com a supervisora de serviço, Paula Trindade, uma das crianças encontra-se no bloco operatório, com uma amputação traumática na mão esquerda.
Uma outra está em cuidados intensivos, enquanto que as restantes estão estáveis e em tratamento.
Garantiu que dentro de poucos dias poderão ter alta e serem devolvidas às famílias.
Recorde-se que casos do género não são frequentes na referida área, pelo que as autoridades policiais encontram-se já a investigar o sucedido. TC/CRB