Ondjiva- Uma enfermeira, de 29 anos de idade, colocada no centro de saúde da comuna da Môngua, município do Cuanhama, foi detida esta quarta-feira, por recusa de assistência a um paciente que acabou por falecer.
A informação foi prestada à ANGOP, pelo porta-voz do comando da Polícia Nacional no Cunene, intendente Nicolau Tuvecalela, referindo que o facto ocorreu quando o paciente de 47 anos de idade foi orientado a seguir para Ondjiva dsem qualquer assistência primária.
De acordo com o oficial, a profissional alegou que o estado de saúde do paciente não teria solução, facto que levou a aconselhar a família a procurar o hospital geral de Ondjiva.
O paciente acabou por falecer na paragem de táxi, quando os familiares tentavam transferi-lo num percurso de 57 quilómetros até a sede da província.
Entretanto, o Presidente da Ordem dos Enfermeiros de Angola na província do Cunene, Eduardo Haiumba, lamentou o facto realçando a necessidade do reforço da humanização dos serviços prestados à população.