Catabola - Mais de trezentas famílias da sede do município de Catabola, na província do Bié, já beneficiam da energia eléctrica do Aproveitamento Hidroeléctrico do Cunje 1, de Camacupa, reinaugurado no dia nove de Julho deste ano.
A informação foi avançada, esta sexta-feira, pelo responsável do sector de Energia e Águas no município de Catabola, Maurício Sangulo, ao sublinhar que as autoridades continuam a trabalhar de maneiras a concretizar mais de mil ligações ainda este ano, bem como a iluminação pública da sede municipal.
A barragem hidroeléctrica de Camacupa, localizada no município com o mesmo nome, a 82 quilómetros a Leste da cidade do Cuito (Bié), em funcionamento de forma oficial, após beneficiar de obras de reabilitação, foi reinaugurada pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.
Após sua destruição nos anos 90, foi reconstruída no âmbito do Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), possui agora capacidade de gerar 1.8 mega watts de energia, contra os 1.5 anteriores.
Orçada em 16 milhões de euros, contemplando a construção de uma linha de 30 quilovolt e redes de média e baixa tensão e iluminação pública, uma linha de transporte de 60 quilowatts, bem como a instalação de três grupos geradores, que estão a produzir actualmente 1.500 quilowatts.
Para se transportar a energia a Catabola, o Executivo investiu numa linha de mais de 30 quilómetros, sendo que, nesta primeira fase, abrange 300 famílias, das mais de mil previstas.
Situado a 52 quilómetros a Leste da cidade do Cuito, Catabola tem uma densidade populacional de mais de 150 mil habitantes, distribuídos nas comunas do Sande, Caiuera, Chipeta e Chiúca. JEC/BAN/MS