Saurimo –A vandalização de equipamentos eléctricos na Lunda-Sul, causou prejuízos na ordem dos 20 milhões de kwanzas à Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE), durante o primeiro semestre deste ano.
Neste período, a Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE), teve o registo de 27 actos de de vandalização de Postos de Transformação (PT) monoblocos , mais de mil metros de cabos, entre outros equipamentos.
De acordo com o director da ENDE na Lunda-Sul, Cristiano Santana, que falava à ANGOP hoje, terça-feira, sobre a expansão da rede pública na circunscrição, os actos ocorreram maioritariamente em Saurimo, capital da província.
Por outro lado, informou que os clientes da ENDE , entre instituições públicas, privadas e particulares. acumulam uma dívida avaliada em dois mil milhões de kwanzas.
Acrescentou que a instituição tem estado a sensibilizar os clientes nesta condição, no sentido de negociar as modalidades de pagamento das dívidas, sem necessidade de efetuar cortes.
Fez saber que está em carteira a expansão da rede nos bairros Candembe, Hyama, Conduril, Luari, Txizainga 2, Mpimbi, Kawzanga, bem como aumento dos postos de venda, para aproximar os serviços aos clientes.
A província da Lunda-Sul, com cerca de 32.809 clientes, tem nas centrais térmicas do Nhama (20 megawatts) e Txicumima (19.6 MW) as principais fontes de produção e distribuição de energia eléctrica.JW/HD