Luanda – O encontro Metodológico sobre a Estratégia da Comunicação Institucional do Executivo encerrou-se neste sábado, em Luanda, com a recomendação de maior harmonização, produção e articulação da comunicação institucional.
O último dia dos trabalhos foi marcado pela apresentação dos temas “Comunicação institucional externa e respectivos programas”, “Plataformas digitais dos departamentos ministeriais e governos provinciais”, “Comunicação política/comunicação estratégica” e “Programas de formação”.
Durante as comunicações foi aflorado a necessidade de se criar uma cultura de trabalho que, além de facilitar a realização dos objetivos da instituição, crie laços de empatia e pertencimento, bem como consolidar o ecossistema de comunicação das instituições.
Quanto à abordagem sobre as “Plataformas digitais dos departamentos ministeriais e governos provinciais”, foi advertido que o trabalho desses departamentos vai além da mobilização da imprensa para as coberturas de actividades.
Elas devem ter a capacidade de elaborar Planos de Comunicação, Conceber Planos de Gestão de Crises, elaborar agendas de comunicação dos ministros, governadores provinciais e administradores municipais, bem como elaborar discursos e mensagens institucionais e outras acções.
No acto de encerramento, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, afirmou que as ferramentas tradicionais de comunicação começam a ficar em desuso e as TICs hoje desempenham um papel muito importante nas actividades desenvolvidas, a julgar na forma como comunicam.
Neste prisma, afirmou que é necessário colocar o conhecimento ao serviço da nação, uma vez que o mesmo só tem valor quando partilhado e colocado ao serviço da sociedade.
Mário Oliveira desafiou os adidos de imprensa a elevar o nome de Angola, demonstrando as potencialidades culturais e as belezas naturais existentes para atracção, não só do investimento industrial, mas também a simpatia para o investimento cultural e turístico.
De acordo com o responsável, o mundo precisa de conhecer o esforço que Angola tem feito e os progressos económicos e sociais assinalados.
Mais proximidade entre fazedores de comunicação
Mário Oliveira defendeu ainda maior aproximação entre os fazedores da comunicação institucional para troca de experiências e mais aproveitamento das tecnologias de informação, como possíveis soluções de alguns problemas da classe.
Frisou que não se deve olhar apenas para questões financeiras, porque as finanças não resolvem tudo.
A título de exemplo, reiterou o uso de mais criatividade, para melhorar cada vez mais os resultados.
No evento, foi apresentado, pela primeira vez, o Manual do Adido, fruto da 2° Reunião Metodológica do Adido de 2006, na altura Guia do Adido, agora actualizado à Estratégia de Comunicação do Executivo para comunicação externa.
Participam no Encontro Metodológico de Comunicação Institucional do Executivo, representantes dos órgãos de comunicação social, gabinetes de comunicação institucional dos Governos províncias, departamentos ministeriais e missões diplomáticas.
"A Estratégia da Comunicação Institucional do Executivo 2023-2027, organização, fluxograma e funcionamento do Ecossistema da comunicação institucional, Logomarca do Governo e Símbolos Nacionais, Publicidade Institucional, Técnica de Assessoria de Imprensa e relacionamento com os medias”, figuraram do programa do evento.
O programa inscreveu ainda a análise dos temas, “A cibersegurança”, “Medias digitais e Redes sociais”, “Fake news vs desinformação”, entre outros. MGM/ML/ART