Lubango – A capacitação e especialização de técnicos de comunicação institucional é essencial para a melhoria da prestação do serviço prestado pelas instituições, considerou, no Lubango, a directora do centro regional da Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), Cláudia Cambinda.
A responsável que falava hoje, quarta-feira, no quadro da mesa redonda sobre “A importância da comunicação nas instituições públicas e privadas”, promovida pela ENAPP, declarou que os técnicos precisam fazer face aos desafios das Tecnologias de Informação e Comunicação e usar todas as ferramentas disponíveis de forma correcta, incluindo os meios da nova geração.
Declarou que em termos da comunicação interna ainda precisam desenvolver mais a correspondência entre o líder e o liderado, uma relação que é reflectida aos utentes, pelo que o trabalho deve começar a nível interno de todas as instituições públicas para assim o utente sentir alguma melhoria.
Avançou que a nível da formação em comunicação precisa-se continuar a formar os técnicos com questões básicas até as mais exaustivas, para assim, aos poucos, reduzir-se as reclamações dos utentes nas instituições públicas, pois quase todas deparam-se com debilidades de comunicação.
Para a responsável, as empresas e instituições locais comunicam, mas não de forma assertiva e para mudar o quadro há necessidade de cada um aprender mais sobre comunicação, mudar de estratégia, partindo do líder que precisa ser mais humilde, sair do seu gabinete e constatar os acontecimentos antes de relatar.
Cláudia Cambinda referiu terem feito algumas formações, mas ainda sente-se o défice relativamente à adesão por parte de alguns gestores de instituições públicas, por falta de interesse e ainda por desconhecimento da importância de capacitações do género.
Lamentou que as instituições ainda pensam que a formação é um custo e não investimento, mas a ENAPP tem estado a mudar aos poucos essa ideia errónea nas instituições para que os técnicos, a partir da capacitação, possam dar respostas adequadas aos utentes.
Lembrou que a comunicação interna institucional vai se repercutir na externa e a falta dela na instituição compromete o rendimento da instituição, pois gera insatisfação dos utentes ou de clientes, podendo afectar negativamente a vida do receptor.
Por sua vez, o chefe de departamento de Comunicação Institucional e Imprensa, do Gabinete de Comunicação Social do Governo da Huíla, João Kilambuey, afirmou que uma imagem institucional positiva contribui para a construção da confiança e da credibilidade dos utentes.
Destacou que a comunicação institucional desempenha um papel vital na construção e fortalecimento da imagem e reputação das organizações, daí a importância de continuarem a apostar na melhoria da comunicação nos mais diversos níveis para dar corpo ao slogan do Governo angolano “Comunicar mais e trabalhar melhor”.
“A comunicação é imprescindível para a sobrevivência de qualquer instituição, reconhecendo-se com ela a possibilidade de uma notoriedade, principalmente em relação ao tipo de serviço que se presta à sociedade”, continuou.
Participaram da mesa redonda, directores de comunicação das administrações municipais, dos órgãos provinciais da delegação do Ministério do Interior na Huíla, jornalistas, responsáveis de comunicação de empresas privadas, entre outros.
O Centro Regional do Lubango da ENAPP abrange para além da Huíla, as províncias do Namibe e do Cunene.
A Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas é uma instituição do Governo Angolano, tutelada pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.
A ENAPP resulta da fusão de três escolas vocacionadas para a formação de quadros da administração pública, nomeadamente a Escola Nacional de Administração (ENAD) e os institutos de formação para Administração Local (IFAL) e o em Finanças Públicas (INFORFIP).
A escola tem atribuições nos domínios da formação, pesquisa e consultoria, com a finalidade de elevar a qualidade dos serviços prestados nos sectores público administrativo e do empresarial público e privado. EM/MS