Ondjiva - A directora do Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade do Género na província do Cunene, Gergina Braga, enalteceu este sábado, na povoação de Mbulunganga, município do Cuanhama, o papel da pessoa idosa na preservação da identidade dos povos, dos valores morais e culturais.
Falando no acto alusivo ao Dia Nacional do Idoso (30 de Novembro), disse que os idosos constituem reserva moral da sociedade, elo importante na coesão familiar e na inspiração de gerações vindouras.
Segundo a responsável, o idoso carrega um tesouro que se baseia na experiência de vida, servindo como guardião dos conhecimentos e lições valiosas sobre resiliência, superação e compaixão.
Por este facto, apelou para a necessidade de as famílias trabalharem mais no processo de socialização, por constituir elo da transmissão dos valores morais e cívicos, do respeito à vida humana e às instituições, visando a convivência pacífica
Georgina Braga disse que, apesar dos desafios que a pessoa idosa enfrenta, é importante que reconheçam e abordem estes desafios de forma compassiva e inclusiva.
Referiu que o seu Gabinete tem realizado algumas acções de consciencialização através de encontros comunitários, palestras e debates no espírito de reflexão em torno da protecção da pessoa idosa, visando o bem-estar e o seu envelhecimento com dignidade.
Por seu turno, o chefe de departamento da Acção Social no Cunene, Alexandre Tulikeni, fez saber que o Gabinete controla 15 mil e 33 idosos em situação de vulnerabilidade.
Disse que, no âmbito das suas atribuições, o Gabinete tem garantido alguma protecção social, apesar de insuficiente, com programas ligados à terapia ocupacional, melhoria de abrigo e assistência alimentar.
Lamentou a inexistência na província de instituição ou casa de acolhimento de idosos, que vivem no seio familiar e muitos deles em situação de vulnerabilidade, devido à fome e à seca cíclicas, sobretudo no meio rural.
“Devido aos hábitos e costumes dos povos desta província, os mais velhos constituem reservas morais e bibliotecas vivas, em que a nova geração tem muito a aprender para continuar a harmonizar as famílias e a sociedade no geral”, sustentou.
Entretanto, ressaltou que os desafios são bastantes, que serão superados com a abrangência do programa Kwenda mediante as transferências sociais monetárias e inclusão produtiva, sendo maior parte dos beneficiários os idosos.
Sob o lema ”protecção social, garantia de envelhecimento saudável”, a efeméride foi marcada pela realização de uma palestra sobre a importância da pessoa idosa no resgate dos valores cívicos, morais e culturais para a sociedade, pela visita a uma anciã e pela entrega de presentes.
O Dia do Idoso em Angola foi instituído através do Decreto 4/5 de 10 de Janeiro em sinal de respeito e reconhecimento dos feitos de milhares de homens e mulheres da terceira idade.FI/LHE/IZ