Huambo – O papel da Agência Angola Press (ANGOP) na recolha, tratamento e distribuição de notícias nacionais e internacionais, foi enaltecido, esta segunda-feira, durante uma palestra dirigida aos estudantes do Instituto Médio Politécnico privado “ Maya” do Huambo.
O reconhecimento foi manifestado pelo chefe de Produção da Rádio Mais no Huambo, Otenásio Matias, durante uma palestra, inserida nas comemorações do 49º aniversário da ANGOP, assinalar-se a 30 do corrente mês.
Na ocasião, destacou o profissionalismo e o rigor deste órgão na busca, tratamento e divulgação das notícias, facto que o torna numa fonte de informação fiável, nesta era da tecnologia avançada e da informação digital.
Assinalou que a ANGOP, a única agência de notícias angolana, tem estado a cumprir, ao longo dos anos, o seu papel de distribuidora de notícias aos órgãos nacionais e estrangeiros, sempre com rigor, profissionalismo, isenção e em tempo real que é característico.
Otenásio Matias enalteceu, nesta perspectiva, os investimentos tecnológicos que Agência Angola Press tem empreendido, fase aos desafios da globalização, comunicação e tecnologias de informação.
Enfatizou que a ANGOP desempenha um papel preponderante na informação das famílias angolanas e não só, pois tem sido um grande veículo na divulgação de notícias de tudo que acontece na província, no país e no mundo, em geral.
Por isso, aconselhou aos estudantes do Instituto Médio Politécnico privado “Maya” para terem a ANGOP (www.angop.ao) como meio para se informarem e, também, se formarem, cujos profissionais, para além de tratar, buscam com rigor e isenção as informações a serem vinculadas.
“Nestes meus 15 anos de jornalismo, não me lembra esta agência desmentir ou retratar-se sobre uma informação que tenha sido publicada, resultante do rigor e do profissionalismo que lhe é característica”, concluiu.
Por seu turno, o sub-diretor administrativo do Instituto Médio Politécnico privado “Maya”, Victorino Lombinga, disse que a palestra, numa iniciativa da Delegação da ANGOP na província do Huambo, serviu para melhor direccionar os estudantes na busca de informações fiáveis, para contrapor as redes sociais.
Contudo, desafiou os jornalistas da ANGOP para continuarem a informar com base na ética, deontologia profissional, rigor, isenção e imparcialidade.
O programa comemorativo ao 49º aniversário da Agência Angola Press ao nível da província do Huambo contempla, entre outras acções, palestras motivacionais e campanha de plantação de árvores.
A Agência Angola Press, abreviadamente designada por ANGOP, é a única agência de notícias do país e tem como objectivo recolher, tratar e distribuir, em regime exclusivo, tanto em Angola, como no exterior, notícias com base numa informação objectiva sobre a actualidade nacional e internacional.
O Instituto Médio Politécnico privado “ Maya”, localizado no bairro Calomanda, arredores da cidade do Huambo, conta com 22 salas de aula, onde estudam mil 800 estudantes do ensino primário ao II ciclo, estes últimos nos cursos de Contabilidade e Gestão, Construção Civil, Energia e Instalações Eléctrica, Enfermagem Geral, Análises Clínicas. MLV/JSV/ALH